sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/08/2017 | 13:17

Sábado é dia de Mormaii Surfuturo Groms em Itajaí

Tudo pronto para mais uma edição do Surfuturo Groms, evento exclusivo para atletas até 16 anos. Pelo terceiro ano consecutivo, o tradicional circuito ganhou projeção fora do estado, atrai atletas do Brasil e até do exterior.

O evento que será realizado neste sábado (2) em Itajaí completa 10 anos em 2017, conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEL) e já revelou diversos talentos do surf brasileiro. A competição começa às 8 horas na região central da praia do Atalaia, com a categoria mirim.

Além dos catarinenses e de surfistas de outros estados, esta primeira etapa terá a presença de atletas da Costa Rica, com os garotos Axell Castro (13), Kalani Abrahao (11) e Ethan Hollander (9). Eles desembarcaram no Brasil na última terça-feira (29), e são considerados os surfistas mais jovens de seu país a disputarem eventos internacionais. Os três costariquenhos integram um programa de treinamento desenvolvido pelo brasileiro Heitor Abrahao, técnico e pai de Kalani Abrahao. Ele reside há um bom tempo na Costa Rica, e trouxe os garotos para treinarem e competirem em três campeonatos no Brasil durante sua estadia no país.

Seis categorias compõem o circuito de três etapas até final do ano: petiz, infantil, iniciantes, mirim, feminino e Sub-12. O valor das inscrições é de 70 reais, com a categoria Petiz de graça, um presente oferecido pela ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí) à garotada que está iniciando nas competições.

O campeão Mirim do circuito Mormaii Surf Groms 2017 receberá uma passagem para o Peru oferecida pela agência Swell Sul Turismo. “A procura dos atletas para esta etapa está grande. A Petiz está esgotada, e restam poucas vagas para as outras categorias. Quem não se inscreveu ainda tem que ser rápido, ou terá que aguardar a lista de alternates na praia durante o sábado”, conta Cristhyan Correia (Ferrinho), um dos organizadores do evento.


Incentivando jovens talentos

Passados 10 anos desde o início do circuito, os resultados comprovam o sucesso do projeto. “O objetivo é fomentar a base e revelar talentos. O histórico dos competidores que passaram pelo Surfuturo já diz tudo. Muitos romperam as barreiras que qualquer profissão impõe e hoje são destaques no esporte que escolheram”, comentou Erivelton Cristovão, membro da ASPI e do staff Fecasurf.

Surfistas como Gustavo Ramos, Lucas Vicente, Mateus Herdy, Alcides Lopes, Wallace Vasco, Leonardo Barcelos, Tainá Hinckel, entre outros, vestiram a lycra de competição do circuito e guardam boas recordações dessa época. “Adorava competir no Surfuturo. Sempre dava boas ondas e a recepção da galera de Itajaí era demais. No final era de lei o churrasquinho no Bar do Kao e um bolinho de chocolate para finalizar”, relembrou Mateus Herdy, um dos grandes expoentes dessa geração.

A lista de atletas tem ainda nomes que participaram de algumas etapas do Surfuturo Groms no início, como Matheus Navarro (campeão mundial do ISA Games Sub-18 em 2012) e Yago Dora (terceiro colocado na etapa do WCT Rio em 2017).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS