sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/08/2017 | 16:38

Programação especial na Praça do Pescador comemora os dois anos do Sarau da Tainha neste sábado

Para comemorar os dois anos do Sarau da Tainha, a Praça do Pescador, no Bairro da Barra, receberá uma programação especial neste sábado (02). O evento, que ocorre no primeiro sábado de cada mês e à noite, desta vez começará de manhã. Serão 12 horas de atividades culturais. O Sarau da Tainha é aberto ao público. Na programação, estão previstas apresentações musicais, exposições, contação de histórias, exibição de audiovisuais, declamação de poesia, lançamento de livro, oficinas, histórias de pescador, artesanato com identidade cultural e gastronomia local.

Criado em 2015 com o patrocínio da Lei de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o evento seguiu organizado por voluntários como o Douglas Gomes dos Santos e Deborah Garcia Boeira. A Fundação Cultural é uma das apoiadoras do Sarau da Tainha. Ao criar uma ocupação pacífica e diversa do espaço público com ações que fortalecem a identidade cultural do bairro e aproximam a comunidade dos artistas regionais, o Sarau da Tainha conquistou os moradores e virou tradição na cidade.

“No início, era muito difícil conseguir trazer artistas para se apresentarem no evento. Hoje, temos uma agenda fechada para várias edições. O público também era complicado trazer. A divulgação era feita, mas, mesmo assim, poucos apareciam. Hoje, se não distribuímos cartazes no Bairro da Barra, a comunidade nos cobra. Quando andamos pelas ruas, vamos ao mercado, na farmácia, as pessoas já nos reconhecem e perguntam: Vai ter Sarau da Tainha neste mês? Já o público de fora do bairro também se aproximou mais. Hoje, vem gente de outras cidades e também do centro da cidade”, comenta Deborah, uma das idealizadoras do evento.

A edição deste sábado do Sarau da Tainha começa às 10 horas, com atividades voltadas ao público infantil, com piquenique e contação de histórias. Ao meio-dia, iniciam-se apresentações culturais e um almoço na beira do Rio Camboriú com tainha defumada e sopa de siri. A partir das 13h, o público poderá conferir exposições espalhadas pela Praça do Pescador, oficina de artesanato em conchas e rede de pesca, demonstração de confecção de livros artesanais, sessões de cinema, contação de histórias, além do artesanato local. Já a partir das 16h, intervenções literárias e musicais homenageiam poetas. Às 19h, no palco oficial do Sarau, o microfone é aberto para declamação de poesias e histórias de pescador. Haverá distribuição gratuita de caldo de peixe e shows das bandas Di Sonora e Música Orgânica.

“O Bairro da Barra é uma comunidade ligada à pesca, e o evento incorporou diversos elementos relacionados a essa tradição: poesias expostas em uma rede de pesca, exibição de fotos, histórias de pescador e caldo de peixe distribuído gratuitamente para que o público volte para sua casa com o gostinho de tainha na boca”, conta Douglas Gomes.

A programação completa pode conferida na página do Facebook do Sarau da Tainha: www.facebook.com/saraudatainha.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS