sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/08/2017 | 16:54

Escombros do navio Palas estariam próximos ao molhe de Navegantes

O pesquisador e consultor Haroldo Becker Filho, que trabalhou no canteiro de obras da Triunfo no molhe de Navegantes, garantiu que os escombros do navio Palas, naufragado há 124 anos na barrado Porto de Itajaí, estão a poucos metros do molhe de Navegantes, conforme imagem.
 
Becker teve conhecimento do naufrágio inicialmente em 1998. Começou as pesquisas no ano de 2008 e no início deste ano fez mergulhos para reconhecimento da área, ocasião em que diz ter constatado ser a embarcação utilizada na Revolta da Armada. Suas suspeitas foram confirmadas após os resultados de análises que encomendou a especialistas do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
 
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEI), responsável pela execução da obra, já tomou providências no sentido de, se confirmado se tratar do navio Palas, preservar os escombros. Determinou que a área onde foram encontrados os escombros fossedelimitada, para que seja feita uma sucção de lama e outros sedimentos que possam dificultar a visão e um posterior reconhecimento por mergulhadores, para se saber se trata-se realmente do naufrágio do navio Palas ou de outros tipos de escombros.
 
Por solicitação da Superintendência do Porto de Itajaí, técnicos do Centro de Documentação e Memória Histórica da Fundação Genésio Miranda Lins estão desenvolvendo uma ampla pesquisa para confirmar as possibilidades de se tratar do naufrágio, durante a Revolta da Armada, possibilitando assim o resgate dessa parte da história.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS