sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/08/2017 | 10:40

BALNEÁRIO CAMBORIÚ: Inscrições para o Acampamento Farroupilha estão abertas

A comunidade tradicionalista gaúcha começa a se preparar para os festejos farroupilhas em Balneário Camboriú. Até 31 de agosto, grupos podem se inscrever para participar do Acampamento Farroupilha. O evento ocorrerá de 15 a 24 de setembro, em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras.

O regulamento, publicado pela Fundação Cultural, pode ser conferido no link https://goo.gl/dyv9Po. As inscrições são on-line, pela plataforma PINC, por meio do site www.culturabc.com.br/pinc. Poderão participar grupos tradicionalistas, sem fins lucrativos, residentes ou sediados nos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Serão contemplados 16 grupos tradicionalistas.

Apoiadora do evento, Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural está repassando R$ 80 mil para a realização do Acampamento Farroupilha, que está na 5ª edição. Além de publicar o regulamento, a Fundação Cultural tem a atribuição de receber os pedidos de inscrição e encaminhá-los à análise, gerir o processo de seleção e publicar o resultado da seleção.

A classificação dos grupos obedecerá a critérios como currículo e portfólio e ações de caráter social. Os selecionados terão deveres como o de assumir os valores das taxas referentes à montagem, limpeza do espaço, serviços de eletricista e fornecimento de gás para manutenção da Chama Crioula, servir, no mínimo, um prato típico da culinária gaúcha, entre outros.

“A importância do Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú é grande no cenário cultural da região Sul, pois o evento recebe grandes artistas e tem maciça participação da comunidade. São 16 grupos culturais atendendo à comunidade com vários itens da cultura regional, como alimentação típica, apresentações artísticas de dança, música, declamações, além de atividades campeiras e um grande desfile de cavalarianos pelas principais ruas da cidade”, diz o integrante da comissão organizadora dos grupos culturais Juan Daniel Isernhagen, do Grupo Bagualles.

Os festejos são alusivos ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longa rebeliões da história do país.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS