sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/08/2017 | 10:54

ITAJAÍ: Pais aprendem técnica de massagem para bebês

Os profissionais do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre João Pivatto, no bairro Cordeiros, supervisionados pela pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rosângela Zeni Koch, realizaram oficinas de Shantala, na última sexta-feira (11). O objetivo foi repassar esta técnica milenar indiana para os pais das crianças. A ação atingiu as turmas dos berçários, maternais e Jardins.

Este é um projeto inédito que começou a ser aplicado pela SME. A primeira oficina realizada foi neste mesmo CEI para os professores. “São diversos os benefícios que essa massagem proporciona, entre eles estão a sensação de bem-estar e calma. Ao receber a massagem, o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque, produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de bem estar”, disse Rosângela Koch.

Explicou o supervisor de assistência ao educando, da Secretaria Municipal de Educação, Alan Roger Schnaider, que a ação vai ser estendida para outras unidades de ensino. “Em breve, vamos implantar em outros centros de educação infantil, devido aos benefícios que ele faz para as crianças”, falou.

Shantala

A Shantala é uma técnica de massagem que surgiu na Índia. É uma maneira de aproximar ainda mais a mãe e seu bebê. O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pai, mãe, avós, cuidadores, etc), é de extrema importância para o bebê. A massagem pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de idade.

Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois, após recebê-la, o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois ele deve ter um soninho reparador.

Os benefícios desta massagem são muitos, dentre eles: estimula o desenvolvimento do sistema psicomotor do bebê; proporciona consciência corporal; aumenta o vínculo do cuidador com o bebê; proporciona sono mais profundo e contínuo; diminui as cólicas e alivia gases e fortalece o sistema imunológico.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS