quinta, 18 de abril de 2024
Geral
11/08/2017 | 10:40

Grupo da Univali é premiado em Concurso de Novos Mobiliários e Equipamentos

Representantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tiveram colocação de destaque no Concurso Cultural de Novos Mobiliários e Equipamentos para Balneário Camboriú, aberto ao território nacional, dividido em duas categorias. Acadêmicos da graduação conquistaram o primeiro lugar na categoria Estudantes e o trabalho de autoria de egressos e professores da Instituição também foi vencedor da categoria Profissional. 

Os alunos Artur Guilherme Bernardoni, Mariah Vieira Mafra, Guilherme Kretzer e João Karnikovski, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, são autores do projeto "Mob.48". Eles desenvolveram projeto mobiliário de três equipamentos: banco, lixeira e chuveiro, para Balneário Camboriú. Um dos diferenciais da proposta vencedora apontado pelos autores foi a adaptação da linguagem dos equipamentos a qualquer espaço da cidade. Eles propuseram a utilização da madeira e do aço inox por aderirem à compatibilidade com os espaços de Balneário e buscaram uma linguagem de desenho mais contemporânea. "Os bancos aceitam diversos anexos e foram desenhados para que pudessem ser replicados, no intuito de facilitar a implantação em larga escala e otimizar a utilizado do espaço. O chuveiro e lixeiras seguem o mesmo desenho e materialidade", explica o acadêmico Artur Guilherme Bernardoni.

 2017-08-10- Mob.48.png2017-08-10- Mob.48-2.png

Já o projeto vencedor da categoria Profissional chama-se "Entrelinhas" e foi desenvolvido pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, Eduardo Baptista Lopes e Marcelo Galafassi, e pelos egressos do curso Eduardo João Berté e Ana Cristina Meirinho Neves. De acordo com o professor Eduardo Baptista Lopes, que é coordenador do Núcleo de Concursos de Projeto da Univali, a proposta busca permitir que o movimento da cidade passe por entre sua estrutura, não sendo mais um, dentre tantos objetos que buscam destaque. A neutralidade dos elementos e formas adotadas são o retrato da busca pelo ponto focal que está além dos mobiliários, de maneira que não seja criada mais uma barreira na cidade, mas sim, algo que convide o olhar a passear livremente. "Essa permeabilidade aflora por meio das linhas horizontais do mobiliário, inseridas como uma folha em branco. Uma tela intocada, sem limites físicos e temporais. Um canvas sem bordas, aguardando para ser preenchido por alguma manifestação artística, cultural ou social, efêmeras no tempo", explica.

2017-08-10- BWC_2-Entrelinhas.png

O concurso foi promovido e organizado pelo Casa Hall, IAB Litoral Norte e BC Criativo, para o evento Design Days, que ocorreu entre os dias 1º e 4 de agosto, em Balneário Camboriú. A cerimônia de divulgação dos resultados e entrega da premiação foi realizada no dia 3 de agosto. A premiação tem âmbito cultural, portanto não necessariamente os projetos serão executados. Contudo, existe um movimento e interesse entre a organização do concurso e os vencedores em levar os projetos adiante, mostrando às autoridades competentes, já que a escolha pelos mobiliários e equipamentos foi feita de forma legítima e democrática. 

2017-08-10- Quiosque_1 _Entrelinhas_Premio BC2.png

Mais informações: (47) 3261-1245, na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS