quinta, 18 de abril de 2024
Geral
07/08/2017 | 15:33

ITAJAÍ: Centro Integrado de Saúde (CIS) inaugura neste sábado

O Centro Integrado de Saúde (CIS) será entregue oficialmente para a comunidade neste sábado (12), a partir das 10h. Durante a inauguração, a população poderá conhecer as instalações do complexo e entender melhor quais serviços serão oferecidos a partir de segunda-feira (14), às 7h.

Localizado na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o CIS passa a concentrar atendimentos que hoje ficam espalhados pela cidade, facilitando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os ambientes do centro são climatizados e 100% acessíveis.

“Entregar à comunidade o Centro Integrado de Saúde tem sido uma das prioridades de nossa gestão desde o início do ano. Definimos um grupo de trabalho para se dedicar à abertura do CIS e fazer todas as adequações necessárias. Planejamos um serviço que atendesse plenamente o cidadão, de forma acolhedora, ágil, humanizada e acima de tudo que proporcionasse a resolutividade dos problemas”, comenta o prefeito Volnei José Morastoni.

Com cerca de sete mil metros quadrados de área construída, o CIS vai contar com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte III para urgências e emergências, a Unidade de Assistência Médica Especializada, que oferecerá consultas especializadas, pós-consultas e exames, o Laboratório Municipal, além de grande parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí.

Para inauguração do CIS foram necessárias adequações estruturais e a contratação de mais profissionais de saúde para reforçar as escalas de plantão, garantindo atendimento pleno aos moradores. Além disso, o município também precisou comprar equipamentos, materiais e medicamentos, bem como contratou serviço de limpeza e manutenção do CIS.

“Temos certeza que todo o esforço e determinação da administração municipal se refletirá em mais qualidade de vida para a população. O Centro Integrado de Saúde será um importante complemento à política de Atenção Básica que queremos concretizar do município, recebendo as urgências vindas das unidades de saúde e desafogando os prontos-socorros dos hospitais”, afirma o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina.

Serviços oferecidos no CIS

O CIS contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III, que substituirá o Pronto Atendimento (PA) do São Vicente no atendimento de urgências e emergências. A UPA 24 horas será habilitada junto ao Ministério da Saúde para que o município passe a receber um incremento de R$ 500 mil mensais para custeio. A estrutura ficará em uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia própria, sala de emergência, farmácia e 30 leitos para observação.

A Unidade de Assistência Médica Especializada, conhecida hoje como PAM, ficará em uma área de mais de dois mil metros quadrados, com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames, bem como na prestação de informações à comunidade.

Outro serviço que, em breve, será instalado no CIS é o Laboratório Municipal. Para mudança definitiva, são necessárias autorizações do Ministério da Saúde, que não foram liberadas até o momento. Além de exames de HIV, hepatite, toxoplasmose e tuberculose, a novidade é que o laboratório está sendo estruturado para atender a demanda da urgência e emergência da UPA, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura conta com salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.

Com a inauguração do CIS, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará ainda mais próxima das demandas da comunidade. Grande parte do setor administrativo vai ocupar um dos blocos do complexo, atendendo ao público a partir de segunda-feira, às 8h. Em função da mudança, na quinta-feira (10), a atual sede da Secretaria, na Rua Leodegário Pedro da Silva, 300, bairro Imaruí, estará funcionando parcialmente. Já na sexta-feira (11), somente serão atendidas situações emergenciais, ficando suspensos os agendamentos e entregas de documentos. No período, funcionários também estarão orientando a população sobre a mudança.

Confira o horário de funcionamento do CIS a partir de segunda-feira:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 24 horas

Unidade de Assistência Médica Especializada: 7h às 19h

Secretaria de Saúde de Itajaí: 8h às 12h e 14h às 18h
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS