sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/07/2017 | 16:18

Brusque conhece trabalho de combate à dengue em Itajaí

A coordenadora e o veterinário do Programa de Endemias do município de Brusque acompanharam, nesta terça-feira (04), uma reunião da Sala de Situação de Combate à Dengue de Itajaí. Os servidores vieram conhecer a rotina e as estratégias da cidade no combate ao Aedes Aegypti. Além da reunião, eles também visitaram a Secretaria de Saúde de Itajaí para conversar com o coordenador do Programa de Controle da Dengue e entender um pouco mais sobre as ações que têm sido feitas para zerar o número de casos da doença em 2017.

A coordenadora do Programa de Endemias de Brusque, Letícia Figueredo, explica que no mês de abril o município vizinho foi considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti e terá que montar uma Sala de Situação. “Em função disso, viemos acompanhar a reunião da Sala de Situação de Itajaí para conhecer como funciona e quais as estratégias elaboradas pela cidade”, pontua.

Segundo ela, a experiência de Itajaí no combate à dengue e a proximidade com Brusque foram os fatores que determinaram a visita. “Itajaí conseguiu reduzir os casos de dengue e tem um clima muito parecido com o nosso. Por isso, escolhemos a cidade para conhecer o trabalho do Programa de Controle da Dengue”, completa Letícia.

Além de ter zerado os casos de dengue em 2017, Itajaí continua com um trabalho intenso de controle à doença. Os agentes de endemias seguem nas ruas orientando os moradores e eliminando criadouros, enquanto a Sala de Situação planeja ações estratégicas de combate ao mosquito, como a fiscalização de pontos estratégicos e a limpeza nas casas de acumuladores de materiais.

O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, destaca que Itajaí tem sido exemplo para outros municípios catarinenses. “O pessoal de Brusque está assumindo a frente das ações de combate à dengue e veio verificar as experiências bem sucedidas de Itajaí, como a Sala de Situação, que tem sido fundamental no controle do mosquito”, afirma.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS