quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/07/2017 | 13:17

Prefeitura de Balneário Camboriú realiza cirurgias de catarata aos finais de semana no Hospital Ruth Cardoso

Há mais de um ano esperando para fazer a cirurgia de catarata, o aposentado Célio de Souza, de 72 anos, conseguiu neste domingo (02) realizar o procedimento para eliminar a doença.  Durante os finais de semana, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando as cirurgias no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC).  No mês de junho, foram feitas 38 cirurgias oftalmológicas.

“Eu vou ficar bem agora. Hoje só fiz a cirurgia no olho esquerdo e a do olho direto já está agendada para agosto. É a primeira vez que faço um procedimento desses aqui nesse hospital e estou sendo muito bem atendido”, comentou Célio de Souza, que é morador do município de Camboriú.

Aproximadamente 25 pacientes são atendidos no sábado e domingo e os procedimentos iniciam às 8h e seguem até às 14h. O objetivo desses atendimentos no final de semana é diminuir o tempo de espera pelas cirurgias.  O procedimento costuma durar mais do que meia hora. Não é necessário ficar internado e a recuperação acontece em uma semana. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) a catarata é a principal causa de cegueira curável ou evitável no Brasil.

Segundo o médico oftalmologista, Jeová Couto, responsável pelas cirurgias no HMRC, o único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. “A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da doença, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. Para a realização da cirurgia utilizamos um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata”, comentou. 
____________________


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS