quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/07/2017 | 13:14

ITAJAÍ: Mutirão de exames ultrapassa 3,6 mil procedimentos realizados

Um procedimento que antes levava anos para ser realizado na rede pública agora é agendado em poucos dias. Essa agilidade só foi possível com o mutirão de exames promovido pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde. Em pouco mais de 40 dias, já foram feitos 3.656 procedimentos de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, espirometria, colonoscopia e endoscopia. O investimento total previsto é de R$ 5 milhões com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

“Tivemos um grande avanço com o início do mutirão. Pacientes que estavam há mais de quatro anos na fila de espera têm conseguido realizar seus exames com rapidez e qualidade”, pontua o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Ao todo, o mutirão já realizou 670 dopplers, 1.613 ultrassonografias, 647 ressonâncias magnéticas, 465 tomografias, 125 espirometrias, 71 endoscopias, 45 ecocardiogramas e 20 colonoscopias. Além dos exames, nesse mês deve iniciar o mutirão de consultas especializadas com anestesista, ortopedista, neurologista adulto e pediátrico e dermatologista.

“Nosso objetivo é agilizar também a realização de consultas para dar os devidos encaminhamentos aos exames feitos. Por isso, o edital de chamamento do mutirão continua aberto até o fim do ano para que outras clínicas possam se credenciar para oferecer consultas e exames”, lembra o secretário.

A população que está na fila de espera por um desses exames deve aguardar o contato dos prestadores de serviço ou da Secretaria de Saúde de Itajaí para fazer o agendamento dos procedimentos. No caso das ultrassonografias e consultas, quem fará o agendamento são as unidades básicas de saúde, de forma proporcional à população abrangida por cada posto.

Também é necessário ficar atento e manter o cadastro de telefone e endereço atualizado na unidade de saúde ou na Secretaria de Saúde. As filas de espera podem ser conferidas no site: http://saudeweb.itajai.sc.gov.br/consultalistadeespera.

Faltas prejudicam andamento

Apesar da grande quantidade de exames que tem sido feita no mutirão, muitos moradores estão deixando de comparecer aos procedimentos agendados. Do dia 15 de maio até o dia 28 de junho, foram registradas 1.199 faltas de pacientes que confirmaram o exame e não foram até a clínica para realizá-lo. A maior parte das faltas são para exames de menor complexidade como as ultrassonografias, que já contabilizam 787 faltas.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, explica que quem faltar ao procedimento agendado acaba indo para o final da fila. As faltas também são prejudiciais ao tratamento, que perde a continuidade sem o exame necessário. “Pedimos que a comunidade se conscientize da importância de não faltar nos exames. Caso o paciente não possa comparecer no dia agendado, deve comunicar ao prestador no momento da marcação e remarcar o procedimento. As faltas prejudicam muito o ritmo, pois acabam tirando a vaga de alguém que também está na fila de espera por um exame”, destaca Dellagiustina.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS