sábado, 20 de abril de 2024
Geral
03/07/2017 | 13:11

Professor do Conservatório de Itajaí representa o Brasil em festival internacional

Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, o músico Ricardo Pauletti representa mais uma vez o Brasil em um dos mais importantes festivais de violão da América do Sul. Nesta semana, ele participa do Festival Internacional de Guitarra Cuerdas Al Aire, no Peru, que chega à oitava edição.

O Festival será de 3 a 7 de julho em Lima e é promovido pelo Centro Cultural Peruano Japonês, com direção artística do conceituado violonista peruano, Ricardo Villanueva Imafuko.

Pauletti realizará uma masterclass, um concerto solo e um concerto em conjunto com um seleto grupo de artistas. O músico itajaiense se apresentará este ano no Cuerdas Al Aire com os violonistas Javier Contreras (Chile), Alex Emery (Inglaterra), Juan José Barrón (México), Alfredo Muro (Peru/EUA), Mario Orozco (Peru) e a Orquestra de Violões PUCP (Peru).

Paralelamente à carreira artística, Pauletti desenvolve também carreira acadêmica atuando como professor de violão, arranjo, prática de choro e prática de conjunto no Conservatório de Itajaí desde 2009.

Sobre o músico
Ricardo Pauletti é violonista, compositor e arranjador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e se dedica ao choro e ao violão de 7 cordas. É graduado em música pela Univali e mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Em 2011 lançou seu primeiro álbum, intitulado “Variações Brasileiras” (independente), que mostra a grande diversidade da música brasileira e apresenta gêneros como Samba, Baião, Frevo, Choro, Valsa e músicas com caráter camerístico. O CD conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como o clarinetista Nailor Proveta, o baixista Sílvio Mazzuca e o violinista Ricardo Herz. Com este trabalho, Pauletti circulou por diversas cidades do Brasil, Argentina e França.

Em 2014, lançou seu segundo álbum, intitulado “Choro de Faia” (independente), um disco autoral inteiramente dedicado ao choro. Com este trabalho recebeu diversos prêmios e realizou a segunda turnê para a França com apresentações em Paris, Bordeaux e Antony.

O trabalho mais recente foi lançado em 2015. O DVD “Ricardo Pauletti Trio” é um trabalho que mostra diferentes performances do trio formado por Ricardo Pauletti (violão), Rafael Petry (acordeom) e Mario Junior (bateria). O DVD foi gravado inteiramente ao vivo com performances em três diferentes momentos: no Estúdio Café Maestro (2015), no Club du Choro de Paris (2013) e no Teatro Municipal de Itajaí (2012) com diversos convidados. Este trabalho representou o Brasil no 17º Festival ENTRECUERDAS (Chile 2016), um dos festivais de violão mais importantes do mundo.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS