sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/06/2017 | 14:42

Itajaí: promove campanha de vacinação contra o HPV nas escolas

Para reforçar a imunização dos adolescentes contra o HPV, a Secretaria de Saúde de Itajaí iniciou uma campanha de vacinação nas escolas do município. A medida visa aumentar a cobertura vacinal contra o papilomavírus em meninas de nove a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos, além de levar informações sobre a prevenção do câncer. De janeiro até esta sexta-feira (23), o município já fez 2.653 doses da vacina, tanto em meninos como em meninas.

A vacinação nas escolas está sendo desenvolvida pelas unidades básicas de saúde em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa também faz parte da estratégia estadual de prevenção contra a doença. As escolas do município já começaram a distribuição de materiais informativos sobre o HPV e de documentos para que os pais ou responsáveis pelos adolescentes autorizem a vacinação no colégio.

“Cada unidade já estabeleceu um cronograma de ações para desenvolver nas escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada. O objetivo é passar por todas as instituições até o final de julho”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

A vacina contra o HPV protege, especialmente, contra o câncer de colo de útero, principal doença causada pelo HPV nas mulheres. Já a vacinação nos meninos contribui para o aumento da proteção das meninas, evitando ainda a ocorrência de cânceres de pênis, ânus, orofaringe e de verrugas genitais - doenças diretamente relacionadas ao HPV.

Ampliação no calendário

Neste mês, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para o público masculino. Todos os meninos entre 11 e 14 anos devem receber a vacina contra o HPV, que vinha sendo oferecida, desde janeiro, apenas para meninos entre 12 e 13 anos. Além disso, essa faixa etária será ampliada gradativamente até igualar a das meninas, ou seja, nove a 14 anos. Ao todo, devem ser feitas duas doses da vacina com intervalo de seis meses. Jovens entre nove e 26 anos vivendo com HIV/Aids também devem ser vacinados, sendo necessárias três doses para a imunização.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida. É altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber.

“É muito importante que os jovens façam as duas doses da vacina, porque somente dessa forma estarão protegidos da doença”, pontua Sandra Ávila.

Outra novidade no calendário vacinal de 2017 é que meninos e meninas de 12 a 13 anos também serão imunizados contra meningite C. Até o ano passado, apenas crianças de 3, 5 e 12 meses eram vacinadas contra a doença, considerada grave e de rápida evolução. A vacina contra a meningite C também será disponibilizada nas escolas para os adolescentes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS