sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/06/2017 | 09:00

Blumenau: Previsão é de que pico do nível do rio chegue a 8,7 metros no início da manhã de quinta

Por volta das 22h o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) emitiu novo comunicado sobre o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau. A medição às 23h chegou aos, 7,96 metros, o que mantém a Defesa Civil do município em alerta. A nova perspectiva é de que o pico do nível do rio chegue a 8,70 metros às 5h desta quinta-feira, dia 1º de junho. A Prefeitura informa ainda que os cinco diques de contenção contra cheias e enxurradas estão preparados para operação, em caso de necessidade.

Até o final da noite desta quarta-feira, dia 31, a Secretaria de Defesa do Cidadão, por meio da Defesa Civil, registrou  127 ocorrências, todas de baixa gravidade e que não resultaram em feridos, desabrigados ou desalojados. De acordo com dados do AlertaBlu, a massa mais intensa se afastou do município e durante a madrugada são esperadas chuvas menos intensas.

De forma preventiva e para auxiliar a população que necessitar, a Prefeitura está com dois abrigos ativos no município: na Paróquia Luterana da Velha, situada na Rua João Pessoa, 1.563, no bairro Velha, e na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, localizada na Rua Cidade do Salvador, 89, bairro Itoupava Norte. Não há previsão de abertura de novos abrigos.

 

Normalidade nos serviços de educação e saúde

As aulas nas unidades de educação do município estão mantidas nesta quinta-feira, dia 1º.  “O que pode acontecer são os pais não conseguirem levar os filhos até as creches ou escolas por conta de interrupção no trajeto. Mas nossas unidades estarão abertas para atender aos alunos”, esclareceu a secretaria de Educação, Patrícia Lueders.

Na saúde, os serviços também funcionam normalmente nesta quinta-feira. As primeiras unidades são atingidas com o rio marcando dez metros ou mais, situação para a qual não há previsão de acordo com a meteorologia. Os serviços de abastecimento de água do Samae também seguem normais na cidade e a previsão é de que esta condição se mantenha, diante do panorama meteorológico.

A Defesa Civil orienta que caso sejam observadas situações de anormalidade, como movimentações de terra, rachaduras em muros ou nas paredes de casa e inclinações de árvores ou postes, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A previsão do tempo, as condições de ruas e o nível do rio podem ser conferidos no site http://alertablu.cob.sc.gov.br.

Foto: Ilustração


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS