sexta, 19 de abril de 2024
Geral
26/05/2017 | 08:29

Itajaí: CEDIN faz campanha para coleta de óleo vegetal usado

A poluição causada pelo óleo vegetal usado e descartado indevidamente motivou o Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Napoleão de Souza, no bairro São Vicente, a criar o projeto “Óleo Vegetal, Uma Gota Já Faz Mal”. O objetivo é coletar o produto e fazer o descarte de maneira adequada.

O projeto conta com a colaboração dos alunos do CEDIN, que trazem o óleo usado de suas residências. Eles recebem uma garrafa pet de 2 litros, quando está cheia levam o óleo para a escola para ser colocado em um recipiente deixado por uma empresa que faz a coleta semanalmente. “A média que estamos recolhendo por semana é de 50 litros”, disse a professora Cristiane Schwingel, responsável pelo projeto.

O projeto também abrange os restaurantes e bares que ficam próximo à escola. “Hoje temos recebido óleo usado destes estabecimentos. É importante que cada vez mais, orientemos a população sobre as consequências e danos que causam quando o óleo utilizado é descartado sem o devido cuidado”, alerta Cristiane.

Explica ainda a articuladora do projeto que, se o óleo for jogado pelo ralo da pia pode entupir o encanamento, pois quando esfria entra em contato com outros resíduos e se solidifica formando uma camada de gordura nas galerias de esgoto. “Um litro de óleo de cozinha usado tem potencial para contaminar cerca de 20 mil litros de água, formando uma película que impede a penetração da luz solar, ocasionando a morte de peixes e algas”, Conclui Cristiane Schwingel.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS