quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/05/2017 | 08:25

Itajaí: Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até dia 9 de junho

A campanha de vacinação contra gripe Influenza foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até dia 9 de junho. Quem ainda não fez a imunização deve procurar uma das 28 unidades básicas de saúde do município para fazer a vacina gratuitamente. Nesta semana, Itajaí atingiu 66,4% da meta de vacinação, ou seja, 38.084 doses aplicadas. O objetivo é imunizar 57.322 pessoas até o fim da campanha.

Apesar dos esforços da Secretaria de Saúde de Itajaí, há muita recusa por parte população que faz parte dos grupos prioritários, por medo ou desconhecimento sobre a vacina. A diretora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Sandra Ávila, ressalta que a imunização é segura e eficaz. “A vacina é feita por organismos mortos, ela não provoca sintomas da doença. É um mito falar que a vacina causa a gripe”, explica.

Além disso, com os dias mais frios se aproximando, pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para vacinação ficam mais vulneráveis à gripe. “A vacina leva um tempo para agir no organismo, por isso essa é a melhor época para fazer a imunização. Com a prorrogação, as pessoas ganharam um tempo extra para se vacinar e ficar protegidos”, completa Sandra.

Podem fazer a vacina idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos não transmissíveis, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes de ensino pública e privada, trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacina promove imunidade contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, reduzindo complicações da doença, como pneumonia, sinusite, otite e desidratação. Em 2017, Itajaí já registrou oito casos de gripe por Influenza. No Estado, conforme o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), foram registradas 11 mortes pelo vírus Influenza A.

Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina em uma das unidades de saúde do município.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS