quinta, 28 de março de 2024
Geral
25/05/2017 | 08:39

Caso Carandiru vai a júri simulado em Itajaí

A resposta policial à rebelião que resultou na morte de 111 detentos, na Casa de Detenção Carandiru, em 1992, estará em análise no júri simulado que ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nos dias 31 de maio, às 8h, e 2 de junho, às 19h, no auditório do bloco E1, no Campus Itajaí. Na atividade, acadêmicos do curso de Direito da Univali colocarão em prática técnicas apresentadas em sala de aula, com participação de alunos do ensino médio e da comunidade interessada.

Todo semestre, alunos do 6º período do curso de Direito, na disciplina de Processo Penal, ministrada pelos professores Karla Christiani Sodré de Souza e Cássio Rodrigues, simulam um júri a partir de um caso real. A docente explica que a escolha pelo massacre de Carandiru foi motivada pela recente anulação dos julgamentos, o que gera discussão e retomada de análise do caso ocorrido há 25 anos. Ela relembra que vão a júri popular, conforme previsto na constituição, somente os crimes dolosos contra a vida. "Os acadêmicos estudam muito o caso e muitas vezes apresentam desenvoltura que nos surpreende, durante o simulado. Já para a sociedade civil, é uma ótima oportunidade de entender como funciona a dinâmica de um júri", destaca Karla.

Alunos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Univali (CAU) também participarão da simulação, compondo o conselho de sentença junto com acadêmicos de Direito. No período da noite, no dia 2, acadêmicos de Relações Internacionais irão atuar como membros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O júri simulado é aberto ao público. As inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área Direito e Relações Internacionais.

Mais informações: (47) 3341-7821, na coordenação do curso de Direito da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS