sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/05/2017 | 10:45

Evento na Univali pauta questões da luta antimanicomial no Brasil

Palestras, rodas de conversa e o 5º Seminário de Saúde Mental do Trabalho compõem a programação do evento realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus itajaí, entre os dias 22 de 30 de maio, alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio. As atividades propostas têm como objetivo ampliar a discussão sobre o atendimento às pessoas acometidas por algum transtorno mental, o convívio em sociedade e as políticas públicas de atenção à saúde mental.

O evento é realizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia em parceria com o curso de Psicologia da Univali. Na abertura, dia 22 de maio (segunda-feira), às 19h, no auditório 3 do bloco F2, a psicóloga e egressa da Univali, Daniela Ariño palestrará sobre a saúde mental dos graduandos, com reflexões sobre o adoecimento deste público.  

No dia 25 (quinta-feira), das 8h às 18h, também no auditório do F2, ocorre o Seminário de Saúde Mental. Juan Manuel Urbinati, psicólogo, psicanalista, doutor em Filosofia e diretor do Hospital de Saúde Mental Estancia Morro Grande, de Ibiúna em São Paulo, apresentará um panorama das doenças mentais no trabalho, a partir das principais causas, identificação e prevenção, consequências, modelos de intervenção, dificuldades enfrentadas e interferências.

O contexto apresentado no filme Nise será foco de debate numa roda de conversa entre residentes e acadêmicos de Psicologia, na tarde de sexta-feira (26), às 14h, na sala 301 do bloco F2. À noite, às 19h, o psicólogo Alexandre Portugal, também egresso da Univali, ministra a palestra "O suicídio na contemporaneidade: Um olhar fenomenológico existencial".

No dia 30 (terça-feira), às 14h, no Sesc Itajaí, haverá exibição do filme "Estamira",  seguido da palestra "Somos todos Estamira: uma discussão sobre a loucura", proferida pela antropóloga e professora da Univali, Micheline Ramos de Oliveira.

A programação contempla, ainda, intervenções e momentos culturais no Campus Itajaí. As atividades são gratuitas e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos.

Mais informações: (47) 3341-7542, na coordenação do curso de Psicologia da Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS