quinta, 28 de março de 2024
Geral
11/05/2017 | 16:52

Itajaí: Sábado é Dia D de vacinação contra gripe Influenza

Todas as unidades básicas de saúde de Itajaí estarão abertas neste sábado (13), das 8h às 17h, para o Dia D de vacinação contra gripe Influenza. A meta do município é vacinar 57.332 pessoas que estão nos grupos prioritários. Porém, até a quarta-feira (10) apenas 22.073 doses foram aplicadas, ou seja, 38,5% do total necessário. A campanha de vacinação segue até dia 26 de maio.

Podem se vacinar contra gripe idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes pública e privada, trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas (Casep), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

“Quem não pôde se vacinar contra a gripe durante a semana tem uma ótima oportunidade neste sábado para ficar protegido. A vacina é muito importante para evitar complicações dessa doença, que pode levar à morte. Em Itajaí, já registramos casos positivos de gripe Influenza em 2017 e, no Estado, já tivemos inclusive óbitos. Então, é muito importante que quem está nos grupos prioritários faça a vacinação”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

A vacina oferecida na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B – considerados vírus com maior índice de mortalidade. As doses são oferecidas gratuitamente em todas as 28 unidades de saúde do município. Em 2017, Itajaí já registrou quatro casos positivos de gripe Influenza, todos em crianças e adolescentes. Os pacientes foram medicados e passam bem.

Imaruí terá atividades gratuitas para a população

Durante o Dia D de vacinação, a unidade básica de saúde do bairro Imaruí vai oferecer diversas atividades gratuitas para a comunidade. Na parte da manhã, a população poderá conferir apresentações educativas e artísticas preparadas pela unidade. Uma das atrações é o Grupo de Dança Millenium, a partir das 10h. Das 8h às 12h, também serão oferecidos testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.

Na parte da tarde, haverá apresentação da fanfarra de um grupo de escoteiros da cidade, às 14h, e do Coral da Univali, às 15h30, além de sarau de poesia, apresentações musicais e ginástica laboral com os acadêmicos da Univali. A unidade de saúde vai oferecer ainda pintura de rosto para as crianças e orientações para combate à dengue. Também participam do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e os Doutores da Alegria.

Além de se vacinar contra a gripe, a população pode aproveitar o Dia D para colocar em dia outras vacinas do calendário básico. Para se vacinar é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além do registro profissional de cada categoria beneficiada com a vacinação contra gripe.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS