sexta, 29 de março de 2024
Geral
28/04/2017 | 15:43

Pescadores de Balneário Camboriú se preparam para o início da Safra da Tainha

A safra da tainha começa na próxima segunda-feira (1), mas a expectativa já é grande por parte dos pescadores de Balneário Camboriú. Seu Eladio Frozino, de 71 anos, é um deles, e afirma que suas embarcações, redes e rancho estão prontos para o início da temporada de pesca, que segue até o dia 31 de junho.

Seu rancho, recém-reformado, fica localizado na Praia de Taquaras, há cerca de de 8km do Centro de Balneário Camboriú. Suas águas calmas distribuídas por um pouco mais de 1km de extensão, é um dos locais propícios para a pesca da tainha. No interior do rancho, quatro canoas já estão prontas para o início da temporada. Algumas dessas embarcações possuem mais de meio século, e guardam a história e cultura do município.

Em 2017, a liberação da pesca para redes de arrasto começa com duas semanas de antecedência em relação ao ano passado. É motivo de comemoração para os pescadores artesanais como Seu Elaido, que esperam ultrapassar as cerca de 30 toneladas obtidas na safra anterior. "Sou pescador desde que me conheço por gente", conta Eladio, que herdou a paixão da arte de seu pai e passa todos os ensinamentos para seu filho.

A safra tem início com a chegada do frio, época em que os cardumes vêm em busca de águas mais quentes no litoral. Seu Eladio conta que separa a quantidade dos peixes tanto para consumo próprio dos profissionais e suas famílias, quanto para venda. Atualmente, cerca de 400 pescadores fazem parte da Colônia de Pescadores no Município.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS