sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/04/2017 | 11:01

Vereador de Itajaí utiliza tribuna para cobrar fiscalização do ferry boat

A Câmara Municipal de Navegantes iniciou o calendário de sessões ordinárias do mês de abril, na noite da segunda-feira (3), em encontro iniciado às 19 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei e duas Emendas Aditivas, 14 indicações, três requerimentos e uma Moção de Congratulações. Esta última, de autoria do vereador Cirino Adolfo Cabral Neto (PMDB), subscrita por todos os vereadores, será entregue ao pastor Luiz Edison Ferreira e toda a diretoria, pela posse junto ao Conselho de Pastores de Navegantes – COPAN.

Fiscalização do ferry boat

O destaque do encontro foi a presença do vereador de Itajaí, Carlos Augusto da Rosa (PP), o “Calinho Mecânico”, que solicitou o uso da tribuna para explanar sobre a travessia do Rio Itajaí Açu via ferry boat, sob responsabilidade da Empresa de Navegação Santa Catarina. Calinho criticou as condições da travessia, abordou questões relacionadas à segurança dos usuários e, principalmente, pediu maior fiscalização sobre a cobrança da tarifa. Além disso, afirmou que a empresa deveria aumentar sua contrapartida social nos Municípios de Navegantes e Itajaí.

“Peço atenção dos senhores e parceria entre nossos municípios para fiscalizarmos a Empresa de Navegação Santa Catarina. Acabei de fazer a travessia, em uma barca com 35 carros, pagando R$ 8,75, sem cancela, como se fosse algo clandestino. Paguei ao funcionário, que levou meu dinheiro, sem sabermos para onde vai, sem fiscalização alguma. Informações dão conta que aproximadamente 130 mil veículos cruzam o rio por mês. E eu pergunto: o que essa empresa contribui para a área social de nossas cidades? E mais: Por que ninguém fiscaliza? Em qualquer estacionamento de mercado existe controle, mas no ferry boat, não. Vamos atrás desta informação, temos de fiscalizar”, declarou, recebendo apoio dos dez parlamentares de Navegantes.

Projetos de Lei

O Projeto de Lei nº 10/2017, de autoria do vereador Murilo Cordeiro (PT), que “regulamenta a transição administrativa entre governos no âmbito do Poder Executivo do Município de Navegantes e dá outras providências”, foi aprovado por unanimidade, juntamente com as duas Emendas Aditivas, propostas pelos vereadores Murilo e Jassanan Ramos (PMDB).

O Projeto de Lei Complementar nº 07/2017, que “altera o artigo 1º da Lei Complementar nº 160/2012”, foi aprovado por unanimidade, em segunda discussão e votação.

Indicações

O vereador Jefferson Machado Macarini (PSDB) apresentou duas indicações, nas quais solicita: a manutenção das pinturas das faixas de pedestres na Rua Nereu Liberato Nunes, no Centro; e a drenagem e a pavimentação da Rua Zenaide Vieira Lima e laterais, no bairro Porto das Balsas.

O vereador José dos Santos (PSD), o “Zé do bairro São Paulo”, indica a implantação de três faixas elevadas para pedestres, nos seguintes locais: Avenida Conselheiro João Gaya, em frente ao número 1.050, no Centro; Rua Roque Bernardino Rosa, em frente ao número 126; Rua Antônio Carlos da Silva, em frente ao número 108, no bairro São Paulo.

O vereador Jassanan Ramos (PMDB), o “Monan”, indica: a construção de passarelas ecológicas na orla da praia com rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais, com a devida manutenção das já existentes; drenagem e pavimentação da Rua João Silva, no bairro São Domingos II, próximo ao supermercado Top.

O vereador Murilo Cordeiro (PT) apresentou três indicações: a implantação de um programa descentralizado de auto ajuda voltado às pessoas com problemas psicológicos; a implantação de um programa antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde; a instalação de uma faixa elevada para pedestres na Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, em frente à sede do SAMU, no Centro.

O vereador Alício Jacob Ricobom Filho (PSD), o “Liço”, solicita: a macadamização da estrada geral de Salseirinhos, no bairro Volta Grande; a macadamização da Rua Pedro Virgílio Ricobom, no bairro Pedreiras; que a Fundação Municipal de Esportes promova a inscrição das equipes de futebol de campo masculino e feminino Sub 17 nas fases regionais dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC.

Uma indicação foi subscrita pelos vereadores Paulo Rodrigo Melzi (PSD), o “Paulinho Meia Praia”, Murilo (PT) e Cirino (PMDB), solicitando a manutenção e a conclusão da pavimentação da Rua Gervásio de Souza, no bairro Meia Praia.

Requerimentos

O vereador Cirino (PMDB) apresentou dois requerimentos, ambos aprovados por unanimidade. O primeiro envia ofício ao senhor Célio Hostim, gerente da Auto Viação Navegantes, requerendo a disponibilização de um ônibus passando em frente ao Hospital de Navegantes, tendo em vista a grande quantidade de munícipes que precisam freqüentar a unidade hospitalar e há uma grande distância do ponto de ônibus mais próximo do local.

No segundo, requer do Chefe do Poder Executivo Municipal e do superintendente da Navetran as seguintes informações e documentos referentes ao evento de formatura do alistamento militar para jovens que completam 18 anos em Navegantes: despesas com cerimonial, tendas e demais gastos com o evento nos anos de 2015, 2016 e 2017, apresentando processo licitatório, contrato, empenho, nota fiscal, relatório de serviços, bem como demais documentos que instruem a despesa realizada; fotos do referido evento nos anos de 2015, 2016 e 2017.

O vereador Monan (PMDB) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal a colocação de iluminação no estádio municipal Prefeito Cirino Adolfo Cabral, conhecido popularmente como o Campo do União.

Calendário

Para o mês de abril já estão marcadas as cinco reuniões ordinárias restantes, previstas para ocorrerem nos seguintes dias: 6, 10, 13, 17 e 20, sempre às 19 horas. Lembrando que os encontros acontecem na sede do Legislativo Municipal, situado à Rua Ezequiel Antero Rocha, número 315, Centro. Toda a comunidade é convidada a participar. Já a transmissão da sessão ordinária ocorre normalmente e pode ser acompanhada ao vivo em nossa página na internet www.cvnavegantes.sc.gov.br, no link “Sessão ao Vivo”.

 

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS