quinta, 18 de abril de 2024
Geral
04/04/2017 | 16:02

Prefeitura de Balneário Camboriú entrega mais de 20 km de rede de esgoto

Mais três localidades de Balneário Camboriú estão com o sistema de coleta de esgoto concluído. São mais de 20 km de rede de esgoto, que foram entregues oficialmente nesta terça-feira (04), pelo prefeito Fabrício Oliviera e o diretor Geral da Emasa, Carlos Haacke, na Estação Elevatória Central da Rua Nova Iguaçu, no Bairro Nova Esperança. A obra que vai beneficiar cerca de 1300 unidades consumidoras do Bairro Nova Esperança, Loteamento Schulz e Parque Bandeirantes, estava parada há cerca de quatro anos e completamente assoreada. Foi necessário desobstruir toda a tubulação, removendo o barro e a areia acumulados no sistema.

O prefeito Fabrício Oliveira destaca que a Administração Municipal está trabalhando para proporcionar a rede coletora de esgoto e o abastecimento de água em todos os bairros, possibilitando a melhora na qualidade da água e da praia, com a despoluição de pontos que emitiam esgotos irregulares e acabavam chegando ao mar ou contaminando o lençol freático.

“Quando investimos em obras de tratamento de esgoto, estamos investindo em saúde e meio ambiente e também no turismo de nossa cidade, já que a qualidade das nossas águas refletem diretamente na vinda de turistas. Por isso, vamos continuar investindo na rede coletora de esgoto para o bem estar e qualidade de vida da população” falou o prefeito.

No Bairro Nova Esperança, foram concluídos 6,7 km de rede coletora, 600 metros de rede de recalque e uma Estação Elevatória. Já o Loteamento Schulz, está com 5,6 km de rede coletora concluído, 900 metros de rede recalque e duas Estações Elevatórias.

No Parque Bandeirantes, foram concluídos 5 km de rede coletora, 1,257 km de rede de recalque e uma Estação Elevatória, que abriga conjuntos de motor, bomba e tubulações hidráulicas, responsáveis pela elevação da cota do esgoto até o ponto em que poderá seguir por gravidade ao destino final.

As estações elevatórias são usadas em trechos que por motivos técnicos e econômicos, o esgotamento por gravidade não é possível, são necessárias nos pontos mais baixos de uma bacia ou nas proximidades de rios, córregos e represas.

O diretor do Emasa, Carlos Haacke, lembra que as ligações de cada imóvel à rede coletora externa devem ser feitas pelos proprietários, que já estão sendo avisados por equipes da autarquia. “A partir da data de entrega da obra, os moradores têm 60 dias para fazerem a ligação do esgoto na rede. Aqueles que não tiverem condição financeira para fazer a ligação, com a devida comprovação, receberão auxílio da Emasa”.

Após o período de 60 dias para se ligarem na rede, inicia a cobrança do serviço de tratamento de esgoto, junto à tarifa de água. Dona Isa Verch foi a primeira moradora da Rua Nova Iguaçu, onde foi implantada a Estação Elevatória. Junto da vizinha Odete Cheapete, que mora há 17 anos no local, ela foi acompanhar a inaugura


Obras futuras da Rede de Água e Esgoto

A Rede Coletora de Esgoto irá expandir. Já está em processo de licitação a implantação de mais 7.5 km de tubulações que completarão a rede do Bairro Municípios. Também já foi lançado o edital de conclusão das redes coletoras de esgoto dos bairros Barra e São Judas.

Está em andamento o projeto para a implantação da rede coletora de esgoto nas Praias Agrestes, que também serão beneficiadas com a Rede de Abastecimento de Água. A Prefeitura já recebeu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para a escavação subterrânea da BR-101 e implantação do encanamento que levará água tratada às Praias Agrestes. Um acordo entre EMASA e a Autopista Litoral Sul, será firmado para iniciar o processo licitatório do trabalho. Até que a obra seja feita, uma caixa d'água vai ser instalada pela EMASA no Morro da Cotia.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS