sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/03/2017 | 16:04

Projeto de Lei propõe dar o nome de Carlinhos Niehues para o Conservatório de Música Popular de Itajaí

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores de Itajaí tem a finalidade de homenagear um dos mais reconhecidos e aclamados artistas itajaienses. A proposta, do vereador Thiago Morastoni (PMDB), é para que o atual Conservatório de Música Popular de Itajaí passe a se chamar Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues.

A homenagem ocorre justamente no ano em que Carlinhos completaria 60 anos. O itajaiense começou a estudar música aos 14 anos, com aulas particulares de violão. Em 1987 ingressou no Musicians Institute de Los Angeles (EUA). Tornou-se compositor, cantor, arranjador e violonista.

Ao retornar dos Estados Unidos em 1992 atuou como professor, criando um instituto musical em Itajaí, direcionado ao ensino de música popular e referenciado no material didático e na metodologia norte americana.

Infelizmente, Carlinhos Niehues teve a vida interrompida em um trágico acidente de automóvel ocorrido em Florianópolis em novembro de 1994. Não viveu para ver a música ser facilmente difundida pela internet como é hoje, algo que profetizava, segundo o músico dinamarquês Henrik Moller.

“Além de dar ainda mais notoriedade a um querido artista local, esse Projeto de Lei também lembra a importância do nosso Conservatório de Música Popular, um dos poucos conservatórios populares do sul do país”, destaca Thiago Morastoni.

O texto proposto tramita na Câmara de Vereadores e pode ser votado até o fim deste mês.

Songbook comemorativo

Também em comemoração ao aniversário de Carlinhos Niehues, ocorrerá no dia 6 de abril um espetáculo no Teatro Municipal de Itajaí. Na ocasião será lançado o songbook do artista, um compilado que reúne a história e a produção musical desse músico tão singular. Organizado pela então esposa do músico, Ana Lúcia Niehues, o livro é composto por letras de 22 músicas (uma delas inédita) com partituras elaboradas pelo músico Arnou de Melo e arte assinada por Silvana Rocha.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS