sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/03/2017 | 10:29

Liminar obtida pelo Seveículos garante o direito de trabalho de motoristas de transportadoras

A liminar concedida pela Juíza da 1ª Vara Civil de Itajaí, Vera Regina Bedin saiu na tarde desta quinta-feira e vale para todas as transportadoras que integram a base territorial do Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região – SEVEÍCULOS. A entidade ingressou na justiça com um pedido de liminar contra o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Contêineres e Cargas em Geral de Itajaí e Região – SINTRACON para impedir qualquer ato que atrapalhe a rotina das empresas e dos motoristas que não integram a greve da categoria.

De acordo com os relatos de empresários e de funcionários das transportadoras registrados em boletins de ocorrência na Polícia Militar, um grupo de grevista é responsável por ameaças, agressões e represálias contra os motoristas que optaram por continuar trabalhando. Veículos estão sendo depredados, alvejados e impedidos de entrar ou sair dos locais de coleta de contêineres, uma situação que gera prejuízos para as empresas e para os clientes que aguardam a chegada das mercadorias. Com a decisão da juíza, estas práticas estão proibidas e em caso de descumprimento serão aplicadas multas diárias de R$ 50 mil reais. De acordo com o SEVEÍCULOS, foi preciso recorrer ao judiciário, pois os impactos econômicos e os riscos referentes a vida dos motoristas estavam em questão. No documento elaborado pelo assessor jurídico, Cássio Vieceli, foram anexados vários relatos e boletins de ocorrência do que está acontecendo com os condutores dos caminhões, que não estão participando da greve. É um absurdo, alguém ameaçar um colega de trabalho, seja com uma arma ou com pressão psicológica. O SEVEÍCULOS não vai tolerar este tipo de comportamento, com quem quer e precisa trabalhar.

A diretoria do sindicato, lembra ainda que, o ingresso na justiça, foi a última opção da entidade, que desde o começo da greve tenta amenizar a situação e promover um acordo entre os caminhoneiros autônomos e as transportadoras. A maioria, inclusive, já conseguiu fechar acordo com os prestadores de serviço e estão praticando aumentos que variam entre 10% e 15%, mas o comportamento de uma minoria continua prejudicando o setor e, por isso, a necessidade de intervir, via judicial.

 

Caminhões são escoltados pela Polícia Militar

 

Além da liminar, os transportadores contam também com o apoio da polícia Militar. Desde a noite desta quinta-feira está valendo uma tabela de escolta para garantir a segurança das cargas e dos motoristas. Em um primeiro momento, a preocupação do comando da PM foi com as cargas frigoríficas, que receberam prioridade para entrar e sair dos portos e terminais. Durante a madrugada foram realizadas duas escoltas. Nesta sexta, a previsão da PM é manter o serviço durante todo o dia e noite.

 

Escala da Escolta:

 

10: 30h

13h até as 1730h

20:30h

21: 30h

00: 00h

04: 00h


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS