quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/03/2017 | 11:12

Taxistas e vereadores se reúnem para debater a Uber em Navegantes

A Câmara Municipal de Navegantes sediou, na tarde da terça-feira (21), às 18h, uma reunião entre vereadores e aproximadamente 30 taxistas – a maioria de integrantes da Cooperativa de Prestadores de Serviços dos Motoristas Permanentes e Autônomos de Navegantes – Coopertaxi – para debater a exploração do serviço de transporte privado urbano no município.

A questão veio à tona após o início das operações da Uber em Navegantes, desde meados de janeiro deste ano. A Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrônicos de transporte privado urbano, que através de um aplicativo conecta motoristas e passageiros, similar ao táxi.

Contudo, conforme os taxistas de Navegantes, a concorrência é desleal, pois os preços praticados pela empresa estão colocando em risco os rendimentos da categoria. Por isso, cobram a elaboração de legislação sobre o tema. “Queremos que ocorra uma regulamentação. Os motoristas da Uber são de fora de Navegantes, não contribuem em nada com o desenvolvimento da cidade, não pagam taxas ou impostos e cobram valores que inviabilizam a nossa atividade. Além disso, nos desrespeitam diariamente e quem passa por ruim é o taxista”, alega o presidente da Coopertaxi, Sebastião João dos Santos Filho, o “Tião”.

Os vereadores se prontificaram a analisar a proposta da categoria de verificar a possibilidade, junto ao Poder Executivo, de criar uma legislação específica sobre o tema para regulamentar a exploração do serviço. Desta forma, o procurador jurídico da Câmara Municipal de Navegantes, devidamente designado pela presidência, entrará em contato com a procuradoria do Município para analisar o pedido, sua viabilidade/legalidade e qual será o encaminhamento feito pelo Poder Executivo.

Participaram da reunião o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Samuel Vianei Paganelli (PSDB), os vereadores Sebastião Alves da Silva (PSDB), o “Meio Kilo”, Jassanan Ramos (PMDB), o “Monan”, Cirino Adolfo Cabral Neto (PMDB), Jefferson Machado Macarini (PSDB) e Murilo Cordeiro (PT).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS