sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/03/2017 | 10:38

Boa gestão fiscal de Santa Catarina é destacada pelo governador Colombo na abertura do Encontro Fazendário 2017

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, abriram o Encontro Fazendário 2017 na tarde desta segunda-feira, 20, em Florianópolis, destacando a importância da pasta nas decisões estratégicas do governo catarinense e na manutenção do equilíbrio das contas públicas do Estado, fator que tem diferenciado Santa Catarina no cenário nacional. O evento trouxe o slogan “Desafios nos Movem” e faz parte da programação de 180 anos da Secretaria de Estado da Fazenda.

Colombo lembrou a importante participação da equipe da Fazenda em processos recentes como na renegociação da dívida do Estado com a União e na reforma da previdência catarinense, medidas essenciais para manter o equilíbrio financeiro de Santa Catarina mesmo diante do cenário de crise nacional. “Esse é o momento de agradecer o trabalho de cada um desta secretaria. Hoje é muito comum olhar só para os problemas. Mas é preciso valorizar os pontos positivos. E os indicadores catarinenses que se destacam no país, como a geração de emprego, são resultados do trabalho de cada um que colaborou para a boa gestão fiscal que se estabeleceu aqui em Santa Catarina”, afirmou.

O governador ressaltou, ainda, que apenas com esse equilíbrio fiscal é que foi possível dar continuidade a importantes obras que ocorrem em diferentes frentes em todas as regiões do Estado. “Quando concluímos obras como as das melhorias nas barragens de Ituporanga e Taió, que já estão fazendo diferença na segurança das catarinenses, nós temos que agradecer ao trabalho de cada um da Fazenda, que nos permitiram trabalhar com o suporte necessário”, exemplificou, citando as obras que serão inauguradas oficialmente no final de abril no Vale do Itajaí.

Colombo encerrou sua fala convocando todos a se empenharem ainda mais para enfrentar o cenário de adversidades econômicas. “Hoje temos grandes desafios pela frente, então precisamos ainda mais do talento, do empenho e do espírito público de cada um. São desafios de todos os lados, mas isso não é o fim do mundo, de forma alguma. É um momento de mudanças para a evolução da sociedade. E é com essa evolução que temos que contribuir para ajudar a promover e proteger todos os catarinenses”, acrescentou o governador.

O secretário Gavazzoni lembrou que, além da função de gestão e fiscalização da cobrança de tributos, a equipe da Fazenda tem um importante papel na promoção do empreendedorismo catarinense, trabalhando na atração de novos investimentos para as cidades catarinenses e na proteção daquelas empresas que já estão instaladas em Santa Catarina.

A programação desta segunda-feira contou também com um evento pela manhã, restrito aos fazendários, voltado ao alinhamento das metas de trabalho para o ano. À tarde, também foram promovidas palestras com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg e o economista Ricardo Amorim, que estão entre os mais gabaritados analistas de política e economia da atualidade.

Exposição “Fazenda 180 anos: desafios nos movem”

A história da Secretaria de Estado da Fazenda vem sendo escrita há 180 anos. Exatamente no dia 21 de março de 1837, a Lei nº 56 criou a Provedoria da Província de Santa Catarina para administrar, arrecadar, distribuir e contabilizar o dinheiro público. Para celebrar esses quase dois séculos de história, ocorre até 16 de abril a exposição “Fazenda 180 anos: desafios nos movem”.

 

Instalada no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, a mostra reúne 112 peças, entre fotos, objetos e obras de arte que contam um pouco da transformação do Fisco de Santa Catarina ao longo das décadas. A visitação é gratuita.

Fotos: James Tavares / Secom


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS