quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/03/2017 | 10:33

Itajaí: Sistema de Notificação Eletrônica concede desconto de 40% no pagamento de multas

Infrações de trânsito cometidas dentro de Itajaí poderão ser pagas com até 40% de desconto. O benefício já está valendo para quem se inscrever no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Itajaí é a primeira cidade da região a aderir ao programa que facilita o acesso às ocorrências. O aplicativo para tablet ou smartphone já está disponível para download.

Os motoristas são os principais beneficiados com a novidade, anunciada nesta segunda-feira (20) pelo diretor do órgão federal, Elmer Coelho Vicenzi. Com o SNE ativo no âmbito municipal, as infrações são notificadas em até 72 horas e concede 40% de desconto no pagamento da multa - no caso de reconhecimento da infração cometida e sem apresentação de defesa prévia ou recurso.

De acordo com Elmer, o foco do aplicativo está na conscientização do condutor do mau comportamento no trânsito. Enquanto no modelo tradicional a multa pode levar até dois meses para chegar nas casas, quando o motorista poderá ter dificuldade de se lembrar por onde trafegou, com o SNE a infração é informada dentro de 72 horas. Com o aplicativo, é possível acessar os registros a qualquer momento. 

“Muito mais do que arrecadar, o objetivo é tornar o motorista consciente. A notificação mais rápida torna a penalidade mais eficiente, que é ter um trânsito mais seguro”, avalia o diretor nacional.

Segundo o Secretário Municipal de Segurança, Francisco José da Silva, outro ponto que merece destaque é a economia com a impressão das multas e os custos de envio por Correios.

Lançado em novembro do ano passado em todo o território nacional, Itajaí é a primeira cidade da região na adesão do sistema. No estado, apenas Lages, Palhoça e Florianópolis contam com o SNE. Brusque fez a solicitação e aguarda andamento do processo.

Passo a passo

O motorista será informado das multas cometidas dentro de Itajaí e nos municípios que já contam com o SNE. Em vias federais e estaduais, a notificação também chegará pelo sistema. Quem não se cadastrar no SNE, continuará recebendo as notificações por Correios.

1) Fazer download do aplicativo “Sistema de Notificação Eletrônica” no Google Play ou Apple Store.
2) Cadastro: informar CPF, e-mail, CNH, código de segurança da carteira de habilidade e criar uma senha.
3) Ao se cadastrar no SNE, será possível inserir quantos veículos forem necessários e receber as infrações no smartphone ou tablet.

Apoio do Denatran

O planejamento estratégico e eficiente do trânsito está na pauta da Secretaria Municipal de Segurança. Durante o encontro com o Denatran, foi entregue um pedido de apoio do órgão para a gestão do trânsito de Itajaí, especificamente para a implantação de faixas preferenciais de ônibus.

“Estamos reestruturando o transporte público de Itajaí e a criação de corredores preferências para ônibus é fundamental para garantir a fluidez e a qualidade do serviço”, argumenta o prefeito Volnei Morastoni.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS