quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/03/2017 | 14:14

Em palestra em Itajaí, governador Colombo destaca avanços da Defesa Civil de Santa Catarina

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, participaram de um encontro em Itajaí, na noite desta terça, 14, para apresentar um balanço das ações estaduais de prevenção às cheias em Santa Catarina. "A Defesa Civil tem que ser tratada como prioridade. E avançamos muito desde que criamos a Secretaria da Defesa Civil em 2011. Preparamos os projetos, tratamos das questões de licenciamento ambiental, buscamos os recursos e garantimos uma importante parceria com o governo federal. Agora, ainda temos muito o que fazer, mas estamos entregando obras estratégicas que farão diferença para os catarinenses", ressaltou Colombo.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Entre os trabalhos concluídos neste ano, Colombo destacou as melhorias nas barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí, que serão inauguradas oficialmente no final de abril. O secretário Moratelli explicou que as obras nas barragens de Taió e Ituporanga ocorreram em duas frentes. A primeira consistiu na sobre-elevação em dois metros das duas barragens, aumentando a capacidade de retenção da água. A barragem de Taió foi elevada para 23 metros de altura e a de Ituporanga para 31 metros. Com isso, a capacidade da barragem de Taió passou de 83 milhões de metros cúbicos para 100 milhões de metros cúbicos, um incremento de 20%. E a da barragem de Ituporanga passou da capacidade de retenção de 93 milhões de metros cúbicos para 110 milhões de metros cúbicos, ou seja, um aumento de 18%.

Além disso, foi dobrada a capacidade de vazão, que é a liberação de água para proteger a estrutura das barragens. As melhorias vão amenizar ou até mesmo eliminar danos na região em caso de ocorrências de fortes chuvas, dependendo da intensidade dos eventos climáticos. Juntos, os investimentos nas duas barragens somam cerca de R$ 60 milhões, resultado de parceria com o governo federal. Comparando com enchentes ocorridas nos últimos anos, por exemplo, as melhorias feitas garantiriam uma redução de, em média, 1,5 metro em alagamentos registrados em cidades como Rio do Sul.

Proteção e prevenção

O governador Colombo e o secretário Moratelli destacaram também outras ações importantes da Defesa Civil que serão concluídas em 2017. "Vivemos um momento ímpar, um grande avanço na proteção dos catarinenses, em especial da comunidade do Vale do Itajaí", afirmou Moratelli.

Até o final do ano, Santa Catarina atingirá a marca de 100% de cobertura do seu território com radares meteorológicos. Para complementar o trabalho do radar de Lontras, já em atividade, será inaugurada outra unidade nos mesmos moldes em Chapecó em maio. E um terceiro radar, este móvel, será entregue para a região do Sul do estado em julho deste ano. Os radares, explicou Moratelli, vão abastecer a Defesa Civil com dados precisos para embasar decisões estratégicas de prevenção, inclusive envolvendo as barragens que receberam melhorias.

Entre abril e setembro, também devem ser inaugurados 20 centros de operação regional e salas de situação, distribuídos em cidades estratégicas de diferentes regiões catarinenses. E em outubro, o novo centro estadual, que está sendo construído em Florianópolis.

Também está em fase de implantação o pioneiro serviço de envio de alertas por SMS. Um projeto piloto está em andamento em 20 cidades de Santa Catarina e a previsão é que, a partir de agosto, o serviço passe a ser oferecido para todo o estado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS