quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/03/2017 | 16:50

Otto visita PA do São Vicente em Itajaí

Como presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, o Vereador Otto fez uma visita surpresa ao PA do São Vicente na tarde do dia 14 de março. No local, Otto foi recebido por Mario, o coordenador da unidade. Após um vídeo publicado nas redes sociais, o Vereador foi até a casa da mulher que gravou o vídeo. Ele conversou com ela, ouviu suas reivindicações e tomou conhecimento de tudo o que aconteceu na noite em que ela esteve no PA. A partir daí, Otto fez questão de conferir pessoalmente a atual situação do atendimento no São Vicente. Alguns pontos foram esclarecidos pelo coordenador da unidade, que foram concordados com Otto:

  1. Com o calor, aumentam as contaminações por viroses, enchendo as unidades de saúde - principalmente de crianças. É comum alguém vomitar em Pronto Atendimento.
  2. No PA do São Vicente, cada paciente é atendido por ordem de chegada, diferente de outras unidades onde há a Classificação de Risco. Assim, um paciente que não está tão doente, acaba sendo atendido pelo médico antes de um que está vomitando, por exemplo. A classificação de risco está sendo implantada no PA, mas deve valer apenas a partir da migração para o Centro Integrado de Saúde – o CIS.
  3. Cada paciente leva em torno de 10 minutos para ser atendido. Dessa forma, seis são atendidos por hora. A unidade possui pediatra, mas o coordenador vê a necessidade de enfermeiros que tenham mais especialidade em lidar com crianças doentes.
  4. Outro ponto colocado é que, por não haver a Classificação de Risco, a demanda de atendimento no PA é bem maior que nas demais unidades. No UPA de Cordeiros, por exemplo, um paciente que está apenas com dor de cabeça é colocado para o final da fila de atendimento. No PA do São Vicente, ele é atendido por ordem de chegada. Há muita gente que não está doente, mas quer apenas o atestado médico. Assim, as unidades de saúde acabam ficando cheias de gente.
  5. O PA do São Vicente não comporta mais médicos porque a estrutura está pequena. Assim, todo o PA será transferido para o CIS quando este estiver em pleno funcionamento.

Como Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Otto quer visitar todas as unidades de saúde de Itajaí, conversando com coordenadores e enfermeiros para procurar as falhas e encontrar soluções. As denúncias, sugestões e críticas construtivas vindas da comunidade auxiliam no trabalho do vereador. Nos primeiros meses de governo, diversas melhorias já foram feitas, inclusive a compra de remédios que estavam em falta. O Secretário Nacional de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, visitou o CIS. Otto acompanhou a visita e expôs algumas questões públicas com o Secretário. Assim, firma-se o compromisso do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Itajaí com seus cidadãos, para oferecer melhor qualidade para as unidades de saúde.

 

Fotografia de Gabriel Silva.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS