sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/03/2017 | 10:06

Itajaí: 76ª Reunião dos Intervenientes no Comércio Exterior

Nessa manhã de segunda-feira (13), a sede do Auditório Martin Schmeling da Superintendência do Porto de Itajaí, foi palco para a realização da 76ª Reunião dos Intervenientes no Comércio Exterior do Complexo Portuário de Itajaí.

Promovida pela Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Itajaí/SC, abriu oficialmente seu calendário das reuniões programadas para este ano de 2017.

O encontro promoveu a participação em conjunto com representantes do Serviço de Vigilância Agropecuária em Itajaí e Navegantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Posto Portuário e Aeroportuário do Vale do Itajaí da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Gerência de Comércio Exterior do Banco do Brasil (BB), Secretaria Estadual da Fazenda, APMT, Portonave, Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Autoridade Portuária e demais representante dos terminais portuários instalados na Foz do Rio Itajaí Açu, sendo despachantes aduaneiros, agentes de carga e representantes de empresas de exportação e importação.

A abertura dos trabalhos da pauta foi conduzida pelo Inspetor da Alfândega da Receita Federal do Porto de Itajaí, Klebs Garcia Peixoto Junior. Em pauta assuntos gerais voltados ao complexo, “Para todos nós aqui reunidos hoje, sem dúvida é um momento muito importante, pois podemos fazer um balanço de nossas atividades, verificar melhorias de processos de trabalho, principalmente nas condições de adiantar declarações e liberações de mercadorias de importações e exportação e acima de tudo, fortalecer as relações entre os agentes de comércio exterior que atuam no complexo portuário”, destacou Klebs.

Durante a reunião, o Assessor de Direção, Héder Cassiano Moritz e o Assessor Comercial, Marcelo Petrelli, servidores da Superintendência do Porto de Itajaí, fizeram o uso da palavra.

Assuntos como: a real situação da dragagem de recuperação das profundidades, indicadores estatísticos de movimentação do complexo portuário dos últimos 12 meses e atual bimestre de 2017, retomada das obras e futura entrega do berço 03 e inicio das obras de recuperação do berço 01 no espaço da APMT, foram expostos aos presentes, “Entre os principais assuntos, podemos destacar estes de maior relevância no complexo. Observamos que atualmente nosso perfil comercial demonstra de uma forma geral um leve crescimento em relação a 2016 e certamente com o tempo iremos alcançar melhoras nos números quanto a movimentação”, afirma Héder.

Ao final do encontro, foi discutido na reunião, mas que não estava em pauta, o assunto referente à paralisação dos motoristas e transportadores autônomos que atuam em Itajaí e Navegantes. Marcelo Petrelli, Assessor Comercial da Superintendência do Porto de Itajaí e intermediador dos encontros, explanou aos participantes relatando uma retrospectiva dos debates realizados até o momento, “Atualmente está paralisada a greve, porém as negociações continuam. Sabemos que o pleito é justo e necessário por parte dos transportadores, mas ambos os sindicatos que negociam através de bases distintas, o SINTRACON – Sindicato dos Transportadores Autônomos de Contêineres e de Cargas em Geral de Itajaí e Região e o SEVEICULOS – Sindicato das Empresas de Veículos de Transporte de Carga e Logística de Itajaí e Região, precisam chegar definitivamente a um acordo, pois existe uma grande chance de Itajaí perder grades empresas embarcadoras (Aurora, BRF- Brasil Foods e JBS), em que representantes das mesmas participaram das reuniões e sinalizaram descontentamentos afirmando que se houverem mais interrupções em suas linhas de produção, irão retirar suas sedes com base aqui em Itajaí e posteriormente serão transferidas para outras cidades. Estas empresas são referência na entrega de contêineres de exportação em nosso complexo. Inclusive já realizaram a entrega de cargas por outros terminais”, concluiu Marcelo.

Anualmente são realizadas três reuniões com os membros Intervenientes. O próximo encontro está datado para o dia 21 de junho tendo como local, a sede da Poly Terminais Portuários S.A e em dezembro, ainda sem data, a realização do último encontro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS