sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/03/2017 | 14:32

Vereadores de Navegantes expõem problemas e cobram informações da Recicle

Os inúmeros inconvenientes e até alguns casos de prejuízos financeiros relatados constantemente por moradores de Navegantes aos vereadores foram repassados, na manhã desta quarta-feira (8), in loco, à Sulamita Lemos, gerente geral da Recicle Catarinense de Resíduos LTDA., concessionária responsável pelo serviço de coleta regular, transporte e disposição final de resíduos sólidos. Além disso, novamente foram solicitadas informações à empresa através de requerimento protocolado em sua sede, no município de Brusque.

Reclamações constantes

Entre as principais reclamações descritas pelos clientes está o atendimento prestado na sede da empresa em Navegantes, especialmente pela suposta falta de capacitação dos funcionários responsáveis por sanar dúvidas sobre faturas, cobranças, alterações cadastrais, entre outros. “Temos recebido um grande número de reclamações de moradores em relação à qualidade do serviço prestado. Estamos repassando estas informações à gerência da empresa e vamos exigir melhorias para que nossos cidadãos sejam devidamente atendidos”, explica o vereador Cirino Adolfo Cabral Neto (PMDB), relator da comissão especial responsável por promover estudos sobre este serviço público.

Outros contratempos foram informados à empresa, como: a cobrança de valores equivocados de tarifa (para mais); cobranças indevidas, como emissão de um número errado de talões por imóvel (para mais); cobrança de tarifa sobre imóveis novos e ainda sem moradores; dificuldades no acesso à informação; e dúvidas sobre os critérios utilizados na elaboração da taxa de lixo e no seu reajuste, e também sobre a destinação correta dos resíduos recicláveis.

Conforme a gerente da Recicle, todos os relatos dos vereadores serão encaminhados pela matriz à sua filial, em Navegantes, para serem sanados. “Em relação à emissão equivocada de boletos de cobrança, estamos buscando solucionar isto brevemente. Temos uma equipe verificando novamente cada uma das unidades consumidoras para corrigirmos este tipo de falhas”, explica Sulamita Lemos.

Falta de informações

No início deste mês, a empresa Recicle respondeu um de três requerimentos da Câmara Municipal de Navegantes solicitando informações. Foi respondido o requerimento nº 03/2017, de 27 de janeiro, fornecendo uma cópia do contrato firmado com o Município de Navegantes. Desta forma, se constituiu comissão especial para promover estudos sobre o serviço e cobrança de coleta de lixo em Navegantes, com prazo de vigência de 60 dias. Foram designados os seguintes vereadores: Alício Jacob Ricobom Filho (PSD) – presidente, Cirino Adolfo Cabral Neto (PMDB) – relator, Sebastião Alves da Silva (PSDB), o “Meio Kilo” – membro.

Os membros da comissão estiveram em Brusque em visita à sede da Recicle acompanhados do presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Samuel Vianei Paganelli (PSDB), e dos vereadores Jassanan Ramos (PMDB), o “Monan”, Valmir César Francisco (PSDB), o “Chero”, José dos Santos (PSD), o “Zé do Bairro São Paulo”, Murilo Cordeiro (PT) e Paulo Rodrigo Melzi (PSD).

Os vereadores expuseram as dificuldades em obter informações da empresa e protocolaram em sua sede a entrega de um novo requerimento, solicitando a planilha de custos, para análise dos valores praticados pela empresa no Município de Navegantes, a arrecadação, contrapartidas, entre outras situações. Em seguida, os parlamentares finalizaram o trabalho em Brusque com uma visita ao aterro sanitário da Recicle, devidamente acompanhados pelos engenheiros da empresa.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS