quinta, 18 de abril de 2024
Geral
07/03/2017 | 09:08

Florianópolis - Porto Belo: a mais nova ultramaratona aquática do Brasil

O dia 6 de março entrou para a história da maratona aquática brasileira. Os amantes das águas ganharam mais um percurso desafiador para ser explorado. Marcos Campos, Samir Barel e Adherbal de Oliveira foram os primeiros à desbravar a belíssima rota entre as ilhas de Florianópolis e Porto Belo, no litoral catarinense. Foram 9h43min para concluir o percurso, que tinha trajeto inicial de 34k, mas acabou se tornando 42k devido à recomendações da Marinha do Brasil, visando a segurança dos nadadores.

"Mais uma porta aberta para quem gosta de desafios. Esse é o espírito Aquaman, contribuir para divulgar a maratona aquática e também as belezas naturais pouco exploradas Brasil afora. Mais uma vez mostramos que somos todos capazes de fazer esses percursos inusitados, basta ter planejamento, uma boa preparação e coragem para superar os limites! Agradecemos imensamente a prefeitura de Porto Belo que acolheu nossa empreitada e esperamos motivar outras pessoas à conhecerem esse trajeto maravilhoso", explica Samir Barel, conquistador da famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que seriam as 3 maratonas aquáticas mais difíceis do mundo (Canal da Mancha, Canal da Catalina e Volta à Ilha de Manhattan).

A largada foi dada às 6h da manhã na Ponta das Canas, norte da capital catarinense, e chegada na praia Porto Belo atraiu vários moradores locais, bastante curiosos para saber os desafios desse percurso inédito. "Visual deslumbrante! Recheado com todos as variáveis de água abertas! Corrente, mar batendo, mar liso, vento, chuva, arco íris, sol. Estávamos prevendo nadar até 50k, mas conseguimos fechar o percurso em 42k devido as condições favoráveis. Valeu muito a pena. Agradecemos à todos pela torcida. E vamos para a próxima! Ainda sem local e data definida, mas certamente continuaremos firme no nosso propósito de descobrir novos trajetos e valorizar nosso patrimônio natural", contou Marquinhos, tricampeão e atual recordista da 14 Bis, uma das maratonas aquáticas mais tradicionais do calendário.

O Projeto

O Travessias e Desafios AQUAMAN é um projeto desbravador, desenvolvido e executado pelos nadadores Marcos Campos e Samir Barel e pelo publicitário Matheus Zica, com dois grandes pilares: primeiro, os Desafios Individuais que consiste em contornar a nado ilhas oceânicas, continentais ou fluviais, de importância histórica, natural e cultural em diversas regiões do território brasileiro, dando mais visibilidade para a modalidade; segundo, as Travessias coletivas, que oferecem aos praticantes da maratona aquática um percurso diferenciado no circuito nacional e incentivam a participação de atletas dos mais variados níveis, do iniciante ao mais experiente, tornado a maratona aquática cada vez mais acessível, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS