sexta, 19 de abril de 2024
Geral
06/03/2017 | 18:18

Crítica e diversão no Teatro Municipal de Itajaí

Este domingo, dia 5, foi o início oficial das atividades do Anchieta Arte Cênica para 2017. Os Alunos do Exercício Cênico Anchieta – AECA, iniciaram os ensaios de três produções para este primeiro semestre do ano: duas comédias e um espetáculo infantil. O grupo inteiro, de mais de 40 jovens, foi divido para as três produções, que começam a todo o vapor: “O casaco encantado”, de Lucia Benedetti, “O Bem Amado”, de Dias Gomes, e “O Inspetor Geral”, de Nikolai Gogol.

Não apenas decorar textos, mas os alunos são responsáveis por todos os elementos que compõem a peça. Os jovens atores constroem o cenário, costuram figurino, fazem o som e a iluminação. A direção de cada um dos espetáculos é feita por antigos AECA’s – pessoas que já passaram pelo processo de aprendizado, e têm potencial para dirigir um espetáculo teatral. Os três diretores, Aninha Marcolina, Junnior Farias e Laura Osório, serão supervisionados pelo renomado ator e diretor Valentim Schmoeler – pioneiro no ramo teatral em Itajaí, há 50 anos. As três produções serão apresentadas no Teatro Municipal de Itajaí.

Estreia em abril – espetáculo para os pequenos

A primeira apresentação é no final de abril, com a estreia de “O casaco encantado”. A peça infantil conta a história de um reino antigo, onde dois alfaiates são obrigados a costurar um casaco para o rei. Porém, com o aparecimento de um mágico, a história ganha novos rumos, entretendo a criança e mostrando toda a magia que o teatro pode proporcionar.

Uma curiosidade sobre essa peça: além de ela ter sido escrita em 1948, ela marca a estreia da atriz Marília Pêra nos palcos do teatro infantil, início de sua carreira.

Junho e Julho – crítica atrás das cortinas

  Nos dois últimos meses deste semestre, as peças “O Bem Amado” e “O inspetor Geral”, ganham os palcos de Itajaí.

 O Bem Amado é uma comédia brasileira, considerada uma das mais importantes do teatro nacional. Na história, o prefeito eleito constrói um cemitério com dinheiro da saúde e educação – prioridade no município. Para a infelicidade do Prefeito, durante dois anos ninguém morre na cidade, então o administrador encontra-se na missão de encontrar um cadáver.

No Inspetor Geral, comédia russa de 1836, a visita de um inspetor expõe a fraude, corrupção e espalha a intriga dos corruptos da cidade. Apesar de ter mais de 180 anos, a obra de Gogol permanece mais atual do que nunca.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS