quarta, 17 de abril de 2024
Geral
24/02/2017 | 07:09

Edital para guarda armada será lançado em julho

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) apresentou novos encaminhamentos quanto à segurança pública de Itajaí. Na manhã desta quinta-feira (23), o grupo formado por representantes de vários órgãos e secretariais municipais, discutiu o Plano Municipal de Segurança e definiu o mês para lançamento do edital para guarda armada: julho deste ano.

A reunião foi promissora no sentido de, além de integrar diferentes forças de segurança, iniciou os diálogos para reativar o Consórcio Metropolitano de Segurança Pública entre Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. No encontro estiveram presentes os secretários de segurança dos dois municípios. Com o consórcio em atividade, será possível buscar verbas federais e desenvolver ações em parceria, ampliando a atuação preventiva nos municípios.

Itajaí também pode ser pioneira na formação conjunta de guardas municipais. Isso porque Navegantes está em processo de formação da guarda e Balneário Camboriú pretende ampliar o quadro de efetivos. De acordo com o secretário de Segurança de Itajaí, Francisco José da Silva, com o lançamento do edital do concurso para guarda em julho, será possível conciliar as datas e realizar o treinamento em conjunto dos novos agentes dos três municípios.

“Amigos de farda e irmãos de turma trabalhando em municípios limítrofes. Será a primeira vez na história de Santa Catarina em que proporcionaremos a mesma formação técnica para guardas municipais. Estamos pensando no macro e na integração da segurança pública”, reforça Francisco.

Com a realização do concurso público, em data ainda ser definida, os aprovados serão submetidos à avaliação física e investigação social – um trabalho de inteligência que vai além da apuração de antecedentes criminais.

“Temos certeza que Itajaí será modelo para outras regiões do estado na gestão da segurança. Sabemos que este é um dever do estado, mas estamos fazendo o dever de casa, pensando nas famílias e na nossa população”, destaca Volnei.

Esteve presente na reunião o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Marinha. Das secretarias municipais: Desenvolvimento Social, Chefe de Gabinete, Relações Instituicionais e Temáticas, Famai, Urbanismo, Obras, Turismo, Codetran e Defesa Civil.

Plano de Segurança

Durante a reunião, foram ainda apresentadas as diretrizes para desenvolvimento do Plano de Segurança Municipal de Itajaí. A guarda municipal é um dos tópicos e serão marcadas reuniões específicas para debater cada item do plano.

A integração com as forças de segurança é o principal eixo que norteia o documento, que ainda prevê apoio material entre os órgãos, atenção prioritária às crianças e adolescentes, revisão da iluminação pública, criação de um Centro Operacional Integrado de Itajaí (COI) para vídeo-monitoramento, rondas escolares, monitoramento via GPS das viaturas, entre outras ações para o combate à criminalidade.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS