sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/02/2017 | 07:08

Portadores de Síndrome de Down farão avaliação auditiva de forma mais rápida e moderna

Foi inaugurada nesta quarta-feira (22) a Sala de Avaliação Auditiva da Associação Amor pra Down, entidade conveniada com a Prefeitura de Balneário Camboriú. A sala é uma das mais modernas do país e possui equipamentos de alta qualidade, dentre eles o que realiza o exame BERA que só é feito em quatro cidades catarinenses.

A fila de espera para realizar o BERA na Univali, leva cerca de oito meses. Toda criança com Síndrome de Down precisa fazê-lo pelo menos uma vez, mas a maioria não faz pela dificuldade de vaga. Agora, com os equipamentos na Associação, poderá ser feito em até dez dias.

Os Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral ou BERA, são registros da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. São registrados por técnicas não invasivas e não causam nenhum desconforto ao paciente. “Com o BERA não precisamos da resposta da criança, ela pode até estar dormindo que conseguimos o resultado correto da avaliação”, a fonoaudióloga Karina Heil.

A Sala de Avaliação Auditiva é completamente acústica, desde as janelas, piso e paredes. Além do BERA ela oferece outros exames de audiometria que permitem o acompanhamento completo dos pacientes. Os portadores de Síndrome de Down tem maior propensão à perda auditiva. Por isso, periodicamente devem realizar exames de audiometria. “Nesta semana conseguimos detectar a perda de audição em um bebê de um ano. Esse diagnóstico precoce vai permitir o tratamento correto e a qualidade de vida pra ele”, conta a fonoaudióloga.

A sala custou R$ 217 mil e foi construída por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. O custeio dos projetos é feito por doações de pessoas físicas ou jurídicas que se beneficiam de deduções fiscais no Imposto de Renda. O valor, além de ter sido aplicado na compra dos equipamentos irá garantir o pagamento da fonoaudióloga durante dois anos.

“Com esse investimento vamos dar mais autonomia e qualidade de vida aos nossos alunos. Estamos extremamente agradecidos às empresas que abraçaram essa causa e a todas as outras que contribuíram com a Amor pra Down até aqui. Temos certeza que o ambiente também proporciona a evolução dos nossos usuários e contamos com uma estrutura que é modelo para o país” falou o presidente da associação, Marcos Antônio Costa.

A Associação Amor pra Down está localizada na Sexta Avenida, s/nº, Bairro dos Municípios. Ela presta atendimento gratuito a 80 usuários de Balneário Camboriú e Itajaí. O telefone é o (47) 3366-3155.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS