quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/02/2017 | 07:09

Programa de Controle da Dengue faz ação para eliminar criadouros em pátio de delegacia

Os agentes de endemias da Secretaria de Saúde iniciaram, nesta terça-feira (21), uma ação emergencial para eliminar criadouros do Aedes Aegypti no pátio de veículos a Central de Plantão Policial (CPP) de Itajaí. Na última sexta-feira (17), foram encontradas novamente larvas positivas do mosquito transmissor da dengue no local.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira, o objetivo da ação é eliminar recipientes que possam acumular água. No caso dos veículos com vidros quebrados, por exemplo, os agentes estão fechando os buracos com uma lona. “Esse local é monitorado a cada 15 dias pelos agentes, as larvas são coletadas e quando dão positivo fazemos essa ação para eliminar os criadouros”, explica. Nesta quarta-feira (22), agentes retornam ao local para aplicação de inseticida durante a tarde.

O pátio da CPP já recebeu duas multas da Vigilância Sanitária no ano passado por proliferar o Aedes Aegyti. Em reunião da Sala de Situação municipal também foi decidido encaminhar a situação da delegacia e de outros locais que descumprem a legislação contra a dengue para análise do Ministério Público.

“Ali é um local problemático. Tem o acúmulo de veículos apreendidos e fica localizado entre bairros populosos, como São João, São Vicente, São Judas e Cidade Nova. Além disso, há um fluxo grande de pessoas, que se forem picadas podem levar a doença para outros bairros”, alerta Vieira.

Graças ao trabalho intenso do Programa de Controle da Dengue, Itajaí não registrou casos positivos de dengue em 2017. Já foram feitas mais de 35 mil visitas a residências, comércios, terrenos baldios, armadilhas e pontos estratégicos somente neste ano. Ao todo, são mais de 70 agentes de endemias orientando moradores em diversos bairros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS