quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/02/2017 | 06:57

Obra com focos do Aedes aegypti é interditada em Balneário Camboriú

A Divisão de Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú interditou na manhã desta terça-feira (21), uma obra na Barra Sul, por não respeitar as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, após reincidência de foco. Dezesseis amostras com larvas do mosquito foram recolhidas no local.

“Encontramos lajes com água acumulada, ralos dos pisos da garagem e cisternas abertos, e o subsolo com água. Todos esses pontos foram detectados como focos positivos do Aedes aegypti", explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva. Vale ressaltar que o procedimento da Vigilância Sanitária tem primeiramente caráter orientador e educativo, posteriormente caso o estabelecimento não cumpra as regras e normas, será punido. Em caso de reincidentes também aplica-se auto de infração ou interdição, dependendo de cada situação.

O Programa de Combate à Dengue de Balneário Camboriú tem uma equipe específica para fiscalização das construções na cidade. A construtora autuada já havia sido notificada no ano passado, quando focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados na obra. Na época, o responsável pela edificação se comprometeu através de documento, que resolveria os problemas, dentro de um prazo. "Nossos agentes retornaram após este prazo e constataram que não foi resolvido, pelo contrário, a quantidade de focos havia aumentado. Foi onde o fiscal da Vigilância Sanitária autuou o empreendimento”, conta Rafael.

O embargo da edificação segue as diretrizes da Lei Estadual número 16.871, que dispõe da obrigatoriedade de proprietários ou locatários de imóveis residenciais e comerciais, públicos e privados, adotarem medidas de controle que impeçam a proliferação do mosquito. A recusa das orientações e determinações sanitárias, constitui crime de desobediência e infração sanitária.

A orientação é que os responsáveis pelas construções continuem atentos aos materiais e depósitos nas obras que possam acumular água. E principalmente, acatar as orientações feitas pelos agentes, e caso necessário podem solicitar treinamento. Ele ressalta ainda, os cuidados necessários para não haver a proliferação do mosquito, que são:

- Manter caixas de água e cisternas tampadas e vedadas;
- Lacrar o fosso dos elevadores com cimento até a instalação dos mesmos;
- As lajes devem estar niveladas ou com dreno permanente;
- Piscinas devem estar com ralos ou drenos na construção, após manter limpas e cloradas;
- Todos os ralos devem estar telados;
- Baldes e tambores após o expediente devem ser tampados ou secos e lavados pelo menos uma vez na semana;
- Latas, lonas e outros materiais que possam acumular água colocar em local coberto livre da chuva.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS