sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/02/2017 | 10:22

"Vencemos crises e desafios que nos fizeram melhores", afirma Colombo em reunião do colegiado

Ao fechar a reunião do colegiado pleno na tarde desta quinta, 16, em Lages, o governador Raimundo Colombo reconheceu os desafios que o atual cenário político e econômico apresentam neste início de 2017, mas também ressaltou tudo que já foi feito pelo Governo do Estado para amenizar os impactos da crise em Santa Catarina. "Estamos entrando no sétimo ano de governo e é preciso perceber a grandeza de muitos atos da nossa equipe, vencemos crises e desafios que nos fizeram melhores. Tudo foi construído com muito esforço de todos, mas conseguimos evitar que maiores reflexos da crise chegassem aqui", afirmou.

Colombo destacou medidas adotadas nos últimos anos que têm reflexo agora e também para longo prazo. "Sem a reforma da previdência que deflagramos em 2015, é muito provável que não teríamos fechado as contas de 2016 com o equilíbrio que tivemos. Com a renegociação da dívida do estado com a União, uma batalha protagonizada por Santa Catarina, conseguimos o ar que precisávamos para respirar. Fizemos mudanças profundas que nos permitiram continuar em pé", avaliou.

E para manter o equilíbrio fiscal que diferencia Santa Catarina de tantos outros estados, o governador ressaltou que o mesmo empenho de todos será necessário em 2017. "Teremos mais um ano difícil, mas acredito que vencendo importantes desafios políticos no cenário nacional ainda neste primeiro semestre, conseguiremos ter uma retomada econômica a partir do segundo semestre. Em Santa Catarina, também teremos muitos desafios, mas fizemos muita coisa que nos permitem enfrentá-los de forma eficiente agora", afirmou.

O governador Colombo destacou a importância do encontro realizado em Lages como forma de integrar todas as áreas na promoção do serviço público para um atendimento cada vez melhor da sociedade catarinense. "E no atual momento, vivemos um desafio duplo, com arrecadação crescendo abaixo da inflação e a demanda por serviços aumentando, com mais gente procurando o SUS e as escolas públicas, por exemplo", acrescentou.

O vice Eduardo Pinho Moreira ressaltou a experiência do atual secretariado e a importância de uma gestão cada vez eficiente em todas as pastas. "O entusiasmo que todos demonstraram aqui é vital para o êxito da administração do Governo do Estado, percebemos a disposição em ajudar Santa Catarina a enfrentar o cenário de crise nacional para continuar sendo um estado diferenciado. Temos muitos desafios pela frente, mas temos condições de superá-los", avaliou.

 

A reunião do colegiado pleno foi realizada entre estas quarta e quinta, em Lages, com a participação de secretários de Estado e presidentes de empresas e autarquias do governo catarinense.

Balanços setoriais

Ao longo dos dois dias de reunião, cada secretário ou presidente de estatal apresentou um balanço de sua pasta e os principais projetos para 2017. Nesta quinta, por exemplo, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, falou sobre os bons resultados da temporada de verão e sobre a expectativa também para uma temporada de inverno muito bem sucedida neste ano. Entre as obras em andamento, destacou a construção do centro de eventos de Balneário Camboriú, com previsão para conclusão ainda em 2017. A obra vai fortalecer o turismo também fora de temporada.

O secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi, falou sobre a presença do Governo do Estado em novos canais e nas redes sociais como forma de ampliar ainda mais a política de transparência de Santa Catarina, divulgando campanhas de comunicação de ações e serviços do governo prestados à sociedade catarinense.

Um grande ano para a Defesa Civil

A entrega de obras que farão de 2017 um ano especial para a Defesa Civil foram o destaque da apresentação do secretário da pasta, Rodrigo Moratelli. No dia 17 de março, serão inauguradas as obras de ampliação das barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí. O secretário também ressaltou o bom andamento dos trabalhos na construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis.

Ainda na área de prevenção, Moratelli afirmou que, até o final de 2017, Santa Catarina atingirá a marca de 100% de cobertura do seu território com radares meteorológicos. Para complementar o trabalho do radar de Lontras, já em atividade, será inaugurado outra unidade nos mesmos moldes em Chapecó em maio. E um terceiro radar, este móvel, será entregue para a região do Sul do estado em julho deste ano. Entre abril e setembro, também devem ser inaugurados 20 centros de operação regional e salas de situação, distribuídos em cidades estratégicas de diferentes regiões catarinenses.

O secretário Moratelli destacou, ainda, a implantação do pioneiro serviço de envio de alertas por SMS. Um projeto piloto está em andamento em 20 cidades de Santa Catarina e a previsão é de que a partir de agosto o serviço passe a ser oferecido para todo o estado.
 

Foto: Júlio Cavalheiro/Secom


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS