quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/02/2017 | 18:16

Secretaria de Saúde capacita enfermeiros para projeto de prevenção nas escolas

A Secretaria de Saúde de Itajaí, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, promoveu nesta sexta-feira (10) uma capacitação aos enfermeiros de 16 unidades básicas de saúde para atuar nas escolas municipais. A ação, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, faz parte do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, que orienta adolescentes, professores e pais sobre sexualidade.

Esta é a primeira vez que os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família vão estar inseridos dentro das escolas municipais abordando temas como sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS, gravidez não planejada, entre outros assuntos. Por isso, a Vigilância Epidemiológica vai realizar treinamentos mensais com os profissionais, principalmente trabalhando a forma de abordagem aos jovens.

“Quanto mais cedo os adolescentes obtiverem informações corretas a respeito da sexualidade poderão apresentar comportamentos mais seguros, de modo preventivo em relação às atividades sexuais. Construir espaços de diálogo entre adolescentes, professores, familiares, comunidade escolar e profissionais de saúde é, comprovadamente, um importante dispositivo que proporciona o desenvolvimento de ações de prevenção dentro e fora do espaço escolar”, afirma a enfermeira da gerência de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

A capacitação dos enfermeiros vai tratar sobre saúde sexual e reprodutiva, cuidados e valorização do corpo, autoestima, relacionamentos afetivos na adolescência, mídia e perspectivas de futuro. A intenção é reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes que estudam em escolas municipais a infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Educação.

O treinamento desta sexta foi ministrado pela pedagoga Edna dos Santos Carvalho Laverde e pela psicóloga Micaela Silveira, que atuam desde 2015 na área de educação e sexualidade, desenvolvendo o projeto preventivo na rede municipal.

Após a capacitação, os enfermeiros vão atuar nos centros educacionais: Pedro Rizzi, Professor Cacildo Romagnani, Cordeiros, Ariribá, Arnaldo Brandão, Avelino Werner, Francisco Mafra, Gaspar da Costa Moraes, José Medeiros Vieira, Padre Pedro Baron, Pedro Paulo Rebelo, Prefeito Alberto Werner, Professora Judite de Oliveira, Professora Maria José Hulse Peixoto, Professora Tereza de Ataíde, Yolanda Ardigó, Martinho Gervasi e Mansueto Tress.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS