sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/02/2017 | 09:39

Município avalia instalações do Centro de Integrado de Saúde

O prefeito Volnei Morastoni visitou, na manhã desta quarta-feira (8), a estrutura do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Ele avaliou a situação do local e as alterações que foram propostas pela comissão da Secretaria de Saúde que fez a adaptação da obra à realidade do município.

A secretária adjunta de Saúde, Ilse Barbosa, que comandou toda a reestruturação do centro, mostrou ao prefeito o remanejamento de área, feito para otimizar a estrutura e economizar gastos com aluguéis. O CIS vai acomodar o Pronto Atendimento do São Vicente, a Policlínica Central (PAM) junto com o setor de Controle, Avaliação e Auditoria, o Laboratório municipal e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além de exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma), ultrassonografia e a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde.

“Achei muito boa a readequação que foi feita, principalmente por trazer para a estrutura o administrativo da Secretaria de Saúde, que precisa estar próximo desses serviços tão importantes para a população”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni durante a visita.

Reestruturação

Nas últimas semanas, foi feita a montagem dos equipamentos e móveis já disponíveis no CIS, além de adequações estruturais. Porém, como a obra foi entregue incompleta, com contratos de financiamento vencidos e problemas no fluxo de trabalho interno, algumas etapas ainda precisam ser cumpridas antes da abertura para a comunidade.

O município precisa licitar, por exemplo, equipamentos importantes que não foram previstos inicialmente, como a sinalização interna. Também é necessário aguardar a expedição de alvará da Vigilância Sanitária estadual e do Corpo de Bombeiros, que não haviam sido solicitados. Todos esses trâmites já estão em andamento para que o CIS comece a operar o mais breve possível.

“Vamos precisar completar a obra com mudanças estruturais e a aquisição de equipamentos essenciais, o que exige um processo licitatório que leva em torno de dois meses”, explica a secretária adjunta Ilse Barbosa – profissional que possui ampla experiência em administração hospitalar, tendo coordenado diversos projetos de hospitais na região.

Segundo Ilse, há 30 dias a comissão está debruçada sobre o projeto do CIS para torná-lo mais acessível e qualificado para o atendimento à população. “O complexo CIS é de alta relevância na nova conjuntura da saúde pública de Itajaí. Sua localização estratégica possibilitará acessibilidade da população a todos os serviços do complexo. Certamente, um grande ganho do SUS no município”, completa.

Além do prefeito e da secretária adjunta, participaram da visita ao CIS o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, e o secretário de Administração, Vilson Sandrini Filho.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS