quinta, 18 de abril de 2024
Geral
08/02/2017 | 09:59

Formação de alunos no Projeto Golfinho pode mudar índices de afogamentos na região

"Se tiver bandeira vermelha, pode ser um problema grave. A pessoa pode cair em um buraco e se afogar. As correntes também podem levar para o lado e fazer se perder dos pais". As explicações são de Bernardo Colsani, de 8 anos, que hoje, já pensa em ser bombeiro. Junto com outras 30 crianças, ele se formou no Projeto Golfinho, através de uma parceria com a empresa Gomes da Costa. A turma inteira foi formada por filhos de colaboradores da GDC Alimentos, que apoia o projeto em todas as praias de Bombinhas até Itapoá, com o kit completo de uniformes e materiais pedagógicos. 

"A responsabilidade social corporativa está entre as prioridades estratégicas da Gomes da Costa, por isso acreditamos que a realização de projetos como este em Itajaí reforçam a nossa preocupação com a educação ambiental, saúde e cidadania", explica Rochelli Kaminski, diretora de Recursos Humanos da GDC Alimentos.

O programa que atende crianças e jovens entre 9 e 13 anos, trabalha a conscientização e prevenção sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente. As aulas são realizadas nas praias durante a temporada da operação veraneio. Os jovens aprendem a identificar as características relativas às praias e passam a reconhecer locais que podem oferecer riscos aos veranistas, além de lições sobre preservação e educação ambiental. Informações como direção e aproximação das ondas, a intensidade das correntes marítimas, áreas perigosas e impróprias para o banho de crianças e jovens, comportamento do banhista perante o mar, noções básicas de salvamento, primeiros socorros e atendimento em casos de afogamento fazem parte do programa.

Os ensinamentos repassados aos jovens, podem ajudar a reduzir os índices de afogamentos, já que os alunos passam a ser multiplicadores de informações. "Usamos uma didática para a idade deles, com aulas teóricas e práticas. Os alunos aprendem no projeto Golfinho e avisam aos pais e amigos para evitar problemas", explica o instrutor soldado Maurício Carvalho.

O encerramento do curso contou com entrega de diplomas, batismo com a mangueira dos bombeiros e até a presença do helicóptero Arcanjo, que atraiu olhares de todos que estavam na praia. Até agora o Corpo de Bombeiros já formou mais de 27 mil crianças e adolescentes, nas principais praias do litoral catarinense. Para participar do Projeto Golfinho, é preciso fazer a inscrição dos postos guarda vidas em cada cidade.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS