quinta, 28 de março de 2024
Geral
04/02/2017 | 21:49

Neste sábado teve banho de mar adaptado na Barra Sul

Dia de sol e calor. Combinação perfeita para atrair centenas de pessoas às praias de Balneário Camboriú. Foi o que fez Gevelyn Almeida na manhã deste sábado (04). Mas para ela o banho de mar tem um significado ainda maior. É que Gevelyn é cadeirante e só conseguiu ir à praia por causa do "Praia Acessível" da Fundação Municipal de Esportes.

Todos os sábados, até o dia 18 de fevereiro, o projeto vai auxiliar no banho de mar de pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais. Para isso, duas cadeiras anfíbias são utilizadas para levar o cadeirante até o mar. "Com as cadeiras de rodas normais não podemos ir à praia, porque além de ficarem pesadas, a areia e a água salgada danificam elas. Então, pra gente poder ir à praia, somente com o auxílio das cadeiras anfíbias" explica Gevelyn.

Gevelyn, que é paratleta, ficou paraplégica há 17 anos após sofrer um acidente de trânsito. Apesar de morar em Balneário Camboriú, somente este ano ela pôde tomar banho de mar na cidade. "Só consegui por causa do projeto. Além das cadeiras anfíbias a Fundação tem todo o cuidado da logística do nosso banho de mar. Aqui na Barra Sul o mar é mais calmo, temos vagas de estacionamento reservadas, tem rampa e calçada adaptada e a faixa de areia não é tão extensa, o que facilita nossa chegada ao mar. É uma delícia!" contou a paratleta.

Além do banho de mar, os participantes poderão jogar voleibol adaptado e jogos de mesa, como o xadrez. A ideia é fazer da praia uma ambiente de integração. "No vôlei adaptado, por exemplo, os cadeirantes poderão jogar com quem não tem nenhuma deficiência, porque se joga sentado. E o banho de mar, é uma oportunidade de toda a família aproveitar a praia" fala a diretora de esporte comunitário, Mariana Dalvesco Guassaloca.

No próximo sábado (11) o Praia Acessível será a partir das 14h, em frente à Rua 4800, na Barra Sul. Os participantes terão direito a 20 minutos de banho de mar com a cadeira anfíbia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS