sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/02/2017 | 13:56

Vacina contra a febre amarela está disponível para quem planeja viajar

Apesar de não possuir registros de casos de febre amarela no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú (DEVE) orienta os moradores que planejam viajar para as áreas com recomendação vacinal, a se imunizarem contra a doença com no mínimo 10 dias de antecedência.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta entre pessoas. Os sintomas iniciais incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por um período aproximado de três dias.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Pode ser realizada a partir dos nove meses de idade, e ser antecipada até os seis meses com aprovação médica. A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Laís Emídio, informa que não é recomendada a vacinação para gestantes. “Já para as mulheres em período de amamentação, deve-se aplicar a vacina somente após o sexto mês”. Laís ainda ressalta que é solicitada, com orientação do Ministério da Saúde, a prescrição médica para realizar a aplicação em idosos.

Dentro destas condições, a comunidade pode vacinar-se contra a febre amarela no Posto de Saúde Central, localizado na Rua 1500, nº 1100. O horário da vacina é das 8h às 12h e das 13h às 18h15, de segunda a sexta-feira. A relação das áreas com recomendação temporária e permanente de vacinação, além de outras informações, podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, pelo link http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/informacoes-tecnicas-febreamarela.
____________________


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS