sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/01/2017 | 11:08

Começam na segunda-feira as vistorias em vans escolares

Às vésperas do início das aulas, os pais devem ficar atentos à regularidade dos veículos de transporte escolar: é obrigatório que as vans tenham o selo de vistoria da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran). O órgão inicia na segunda-feira (30) a vistoria das vans escolares e reforça que transitar sem a inspeção é considerada uma infração grave e sem os itens de segurança é gravíssima.

Para realização do serviço, é necessário retirar a taxa de vistoria na Praça do Cidadão, na prefeitura de Itajaí, e efetuar o pagamento no valor de R$ 16,30. Para emitir a taxa é necessário cópia dos seguintes documentos: CNH, documento e seguro do carro, certificado do curso Senat, certidão criminal e identidade da monitora que acompanhará as vans.

Os veículos cadastrados precisam estar regularizados e entre os itens a serem avaliados na vistoria estão os pneus, o extintor de incêndio e os cintos de segurança, entre outros equipamentos. O motorista deve possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D” e possuir curso de condutor de transporte escolar, com credencial expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). É necessário também que conste no documento do veículo “transporte escolar”.

A fiscalização das vans de transporte escolar é realizada duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre, e é necessária para que as vans recebam o selo de autorização para realizar o serviço. Na hora de contratar os serviços, os pais devem se atentar ao selo, que assegura a regularidade daquele transporte.

As vistorias seguem até sexta-feira (03) e serão realizadas, por ordem de chegada, das 13h30 às 18h30, na sede da Codetran, localizada na rua Blumenau, 1500, Barra do Rio. O serviço é executado em parceria com a Secretaria de Urbanismo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS