quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/01/2017 | 22:12

Matrículas para nova proposta de ensino médio em SC começam no dia 1º

A partir de quarta-feira, 1, jovens de Santa Catarina que quiserem cursar o primeiro ano do Ensino Médio em uma nova proposta de educação em tempo integral poderão fazer suas matrículas em 16 escolas da rede pública de ensino espalhadas pelo estado. A iniciativa, que começará em 2017, será implementada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de EducaçãoInstituto Ayrton Senna e Instituto Natura. O prazo de matrículas se encerra no próximo dia 6.

A nova proposta de Ensino Médio em Santa Catarina irá além da ampliação do tempo de aulas. Seu grande diferencial será ampliar as oportunidades de formação dos jovens e, além do ensino das disciplinas tradicionais (como português, matemática, história e geografia), ela desenvolverá nos estudantes valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional, como colaboração e responsabilidade, entre outras.

Para isso, todas as aulas buscarão estimular a criação, a participação ativa e a colaboração entre os alunos. Haverá também a aulas baseadas na construção de projetos. Um deles é o Projeto de Vida, que levará os jovens a pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

A proposta de Educação Integral para o Ensino Médio já vem sendo desenvolvida com sucesso no Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, há quatro anos. Nesse período, o número de alunos com bons resultados em matemática foi dez vezes maior que nas outras escolas da rede. Em português, o número foi quatro vezes maior. Pelos altos níveis de aprendizagem, o Colégio se destacou entre as melhores escolas públicas no Enem 2016, sendo o primeiro colocado entre as escolas de mesmo nível socioeconômico no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Instituto Ayrton Senna, a proposta torna a aprendizagem mais efetiva e tem promovido maior engajamento e envolvimento dos jovens. Em 2015, nenhum aluno abandonou o ensino médio no Colégio Estadual Chico Anysio e os alunos formados já estão trilhando seu percurso acadêmico e profissional com autonomia.

Confira a relação de cidades que receberão a proposta:

Florianópolis
EEB Dom Jaime de Barros Câmara

Itajaí
EEM Elfrida Cristiano da Silva

Palhoça
EEB Governador Ivo Silveira

Santo Amaro da Imperatriz 
EEB Nereu Ramos

Joinville
EEB Eng. Annes Gualberto
EEB Senador Rodrigo Lobo
EEB Presidente Médici

Jaraguá do Sul
EEB Prof. Heleodoro Borges

Capinzal
EEB Mater Dolorum

Canoinhas
EEB Almirante Barroso

Itapiranga
EEB São Vicente

Cocal do Sul
EEB Prof. Padre Schuler

Urussanga
EEB Caetano Bez Batti

Cordilheira Alta
EEB Cordilheira Alta

Guatambu
EEB Leonor Lopes Gonzaga

Chapecó
EEB Coronel Ernesto Bertaso

Entenda a proposta: Educação Integral para o Ensino Médio

Integração das disciplinas
As disciplinas tradicionais não são trabalhadas de modo separado, elas são organizadas em quatro áreas de conhecimento. Com isso, os estudantes aprendem de maneira mais significativa e concreta, articulando teoria e prática. Há horários para cada aula, mas as diferentes matérias são aprendidas de modo articulado.

Educadores inspiradores
Gestores e professores são preparados no aprimoramento de suas práticas pedagógicas e de gestão para que somem esforços no aprendizado dos alunos. Isso se consegue com um bom clima escolar e com aulas coesas, estruturadas, intencionais, compromissadas, colaborativas e desafiadoras. Todos trabalham para promover o protagonismo dos estudantes e desenvolver os aprendizados e competências para o século 21.

Núcleo de projetos
O currículo inclui também um núcleo com novas disciplinas em que os alunos trabalham em projetos voltados a: planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisar e estudar. Nesses projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para resolver problemas e concretizar seus sonhos.

Estudantes protagonistas
Nessa escola, os jovens são solução. São reconhecidos como agentes de transformação que podem assumir um papel de corresponsabilidade pelo próprio desenvolvimento, de seus colegas e suas realidades. Para tanto, são convidados a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos.

Competências para o século 21
O desenvolvimento de competências socioemocionais envolve aprender a lidar com as próprias motivações e emoções; interagir com os outros; ter objetivos e persistir em alcançá-los; lidar com incertezas, diferenças e novidades; tomar decisões responsáveis. Essas competências são um poderoso canal para melhorar a qualidade da educação e diminuir as desigualdades dentro do sistema educativo.

Matriz de competências para o século 21
A proposta de educação integral está orientada por um conjunto de competências, que articulam aprendizagens cognitivas e socioemocionais. Essa matriz é a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no dia a dia das escolas. Dessa forma, as ações têm sempre um guia para realizar uma intenção comum: a formação para autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para realização de seus projetos de vida.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS