sexta, 29 de março de 2024
Geral
27/01/2017 | 12:26

Município conscientiza população sobre doenças sexualmente transmissíveis

O Carnaval é um momento de diversão e folia, mas também de atenção com a saúde. Por isso, Itajaí já está colocando em prática as primeiras ações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS, Hepatites Virais, entre outras. Neste sábado (28), a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, promove uma atividade de conscientização durante o Grito de Carnaval, que encerra as festividades do centenário do Mercado Público.

A equipe da Gerência de IST/AIDS/HV estará no evento, das 17h às 21h, entregando materiais informativos e orientando o público sobre a importância da prevenção e do uso do preservativo. Também serão distribuídas camisinhas masculinas e femininas para a população.

Além de chamar a atenção para a proteção durante as relações sexuais, a equipe vai alertar sobre os testes rápidos para diagnóstico precoce de HIV/AIDS, Sífilis e das Hepatites B e C. Esses exames podem ser feitos nas unidades básicas de saúde, no Centro de Testagem (CTA), que fica junto ao Laboratório Municipal, e no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi). O procedimento é gratuito e o resultado sai em aproximadamente 15 minutos.

“Essa mobilização pretende reforçar a prevenção nos momentos de divertimento. O diagnóstico precoce desses agravos permite que o tratamento seja feito o mais breve possível, garantindo maior qualidade de vida ao paciente”, explica a enfermeira da gerência de IST/AIDS/HV de Itajaí, Jacqueline Koch.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS