sexta, 29 de março de 2024
Geral
Foto: Marcos Porto
24/01/2017 | 20:49

Definido o comando da Guarda Municipal de Itajaí

O anúncio do comando da Guarda Municipal de Itajaí marca o início das atividades do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), instalado na manhã desta terça-feira (24). O coronel Clayton Marafioti Martins assume o cargo de coordenador da Guarda e uma estrutura básica de funcionamento já foi montada. O próximo passo é solicitar à Polícia Federal que a Guarda Civil Municipal de Itajaí seja armada e dar encaminhamentos ao concurso público.

Ao lado de Marafioti, compõem o comando do órgão Jairton Cesar Vieira como corregedor e Gilberto Alexandre de Campos, no cargo de ouvidor. Segundo o prefeito Volnei Morastoni, o momento é histórico para Itajaí e se busca integrar as forças de segurança no município. “Não vamos competir com nenhum órgão, mas realizar um trabalho integrado e implantar uma política de segurança pública”, destaca.

A ativação do GGIM permite o ingresso do município no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e acesso aos convênios do Governo Federal, o que vai garantir verbas para implantação da Guarda Municipal.

Segundo o Coronel Marafioti, a Guarda Municipal vem como um apoio à área de segurança com o objetivo de proteção ao patrimônio público. “A cidade inteira é um patrimônio público. Praças, escolas e logradouros são alguns exemplos e em tudo isso a guarda vai participar na vigilância, fiscalização e preservação da ordem”, comenta o coordenador. A proposta é que a Guarda Municipal trabalhe em turnos de 24 horas.

O GGIM é formado por representantes do Comando da Guarda Municipal, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), além dos secretários de Segurança, Urbanismo, Obras, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Relações Institucionais e Temáticas.

A próxima reunião do GGIM ficou marcada para 23 de fevereiro. Segundo o secretário Municipal de Segurança, Francisco José da Silva, que já participou da implantação de outras duas Guardas Municipais em Santa Catarina, nesses encontros serão coletadas sugestões de cada instituição que nortearão o Plano Municipal de Segurança de Itajaí.

Apoio à Polícia Militar
O comandante da Polícia Militar de Itajaí, Ronaldo de Oliveira lembra da parceria que deu certo entre os salva vidas militares e os civis, desejando que o mesmo ocorra entre PM e Guarda Municipal. “Hoje nós não precisamos de sobreposição de agentes de segurança, precisamos de agentes trabalhando em conjunto”, reforça.

O comandante da PM comenta que a repressão de delitos está funcionando - só em 2016 foram realizadas 1749 prisões em Itajaí -, enquanto que a Guarda Municipal será um braço importante na prevenção. “Vai ser sensacional para o município”, defende.

Passo a passo para implantação da Guarda Municipal

1º. Nomeação do comando, da corregedoria e da ouvidoria.

2º. Solicitar à Polícia Federal que a Guarda Municipal de Itajaí seja armada.

3º. Contratação de empresa para realização do concurso público da Guarda Municipal.

4º. Lançar o edital do concurso, abrir as inscrições e realizar as provas. A seleção dos candidatos inclui prova de conhecimentos, de educação física, entrevista, apresentação de documentos e aprovação em curso preparatório. O curso de aproximadamente cinco meses deverá ser feito por uma instituição que obedeça a matriz curricular Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reconhecido pelo Ministério da Justiça.

5º. Quem cumpriu com todos os requisitos e passou no curso, entrará na lista de classificação final e será iniciado o chamamento público para preenchimento das vagas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS