quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/01/2017 | 09:33

CDL sugere: volta às aulas é excelente oportunidade para ensinar educação financeira aos filhos

Todo o começo de ano é assim: pais e filhos correm para as papelarias com a lista de material escolar na mão e, nesta hora, a palavra de ordem é planejar as despesas. De acordo com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Eliane Colla, esta é uma ótima oportunidade de ensinar um pouco de educação financeira para a criança. “Esse momento deve servir para mediar a negociação entre pais e filhos”, afirma.

A presidente da CDL explica que entende ser esta uma tarefa que exige paciência e muita pesquisa, afinal, o material escolar pode variar de preço de uma loja para outra, mas Balneário Camboriú oferece opções diversificadas de estabelecimentos especializados neste tipo de comércio. “Mesmo com produtos de melhor qualidade, com personagens da moda, a lista fica bem abaixo de uma mensalidade, por exemplo. Além disto, há estabelecimentos que parcelam em até 10 vezes”, argumenta.

Segundo Eliane, no entanto, é fundamental fazer a criança entender a relação entre necessidade e possibilidade. Outra dica da presidente da CDL é fazer as compras dentro do orçamento da família. “Conceda daqui e aperte dali”, ensina. Na medida certa, a participação do aluno na hora da compra do material, pode funcionar como um incentivo de estudos para o começo do ano letivo. As crianças gostam do volta às aulas, ficam eufóricos na hora da compra do seu material escolar e muitas vezes privamos estes estudantes do prazer de participar deste momento que pode servir de estímulo aos estudos.

Alguns pais podem achar a dica um pouco estranha, mas levar os filhos juntos é um excelente exercício de autocontrole financeiro. “Converse com ele antes de sair sobre o que irão comprar e defina um orçamento, assim, seu filho terá que escolher o que comprar de forma que caiba no seu orçamento”, destaca a presidente da CDL.

Além disso, comprar a lista de material escolar junto com o filho, fará com que ele fique ciente do material que necessita para o ano letivo. Esse é também um bom momento para perguntar se algum dos itens da lista pode ser ser reutilizado do ano que passou, como uma tesoura ou um apontador. Então convide seu filho e vamos às compras.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS