sexta, 19 de abril de 2024
Geral
08/01/2017 | 15:53

Drone encontra possível criadouro de mosquito da dengue no São Vicente

O intenso trabalho dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, com o apoio de diversas secretarias, já está dando resultados positivos no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Um possível criadouro do Aedes Aegypti em um imóvel fechado foi identificado graças ao uso do drone da Secretaria Municipal de Segurança. O flagrante foi nesta sexta-feira (06) no bairro São Vicente.

Os agentes já estão trabalhando na área e tomando medidas para eliminar o possível foco, localizado na rua Otávio Cesário Pereira, ao lado do número 419. O mutirão de combate à dengue começou na quarta-feira pelo São Vicente com o recolhimento de entulhos e visitas às residências para reforçar a prevenção. A atividade vai percorrer toda cidade, começando pelos locais mais populosos e onde há maior incidência de focos do mosquito.

“Essa ação é contínua, porque temos que vencer o combate ao mosquito. O governo está fazendo a sua parte e a população também precisa colaborar”, destaca o secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina. O responsável pela pasta também reforça o pedido para que os moradores autorizem a entrada dos agentes de endemias em suas casas para verificação dos quintais e terrenos para eliminar possíveis criadouros.

Além do São Vicente, os 70 agentes de endemias estão visitando casas no Cidade Nova, Cordeiros e São Judas. Já o mutirão de recolhimento de entulhos descartados pela população segue para o bairro Cidade Nova a partir de segunda-feira (09).

Sala de situação

Outra medida da Secretaria de Saúde para intensificar o combate ao Aedes Aegypti foi a reativação da Sala de Situação já no dia 2 de janeiro. A sala é composta por equipes de diferentes áreas e secretarias municipais e fica interligada às Salas de Situação Estadual e Nacional, além do Gabinete do Prefeito.

O objetivo é viabilizar o planejamento em conjunto de metas e estratégias para evitar a proliferação do mosquito em Itajaí. Na próxima terça-feira (10), já está prevista uma reunião entre os profissionais responsáveis.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada de lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue;
- Denuncie a existência de possíveis focos do mosquito para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS