sexta, 19 de abril de 2024
Geral
Fotos: Marcos Porto
08/01/2017 | 15:30

Público lota Mercado Municipal para abertura do Centenário

Foi dada a largada para um mês inteiro de comemorações ao Centenário do Mercado Público de Itajaí. A festa muito animada começou ao meio-dia de sábado (07) com apresentação de Arnou de Melo e Amigos. À noite, o lançamento oficial contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni no primeiro evento após a posse e com o Festival de Terno de Reis. A programação marcada pela pluralidade cultural segue até o dia 28.

Para iniciar os trabalhos do Centenário, Arnou de Melo e Amigos apresentaram um repertório instrumental que passeou pelo jazz e MPB com a desenvoltura que somente músicos gabaritados como os nossos artistas locais conseguem apresentar. O som envolvente contou com a participação de Fábio Oliveira no piano; Evandro Hasse nos instrumentos de sopro; Daniel Montero na guitarra; Mário Junior na bateria; Arnou de Melo no contrabaixo elétrico e acústico.

Arnou tem uma vida inteira conectada ao Mercado. Quando criança já corria pelos arredores da praça Félix Busso Asseburg. Na vida adulta, completou 48 anos de carreira musical tendo o Mercado Público sempre como pano de fundo de suas apresentações. “O Mercado é muito importante na minha vida, é um local de inspirações”, afirma.

Para garantir a diversidade, que é característica do Mercado municipal, a primeira noite do Centenário foi marcada pelo Festival de Terno de Reis. Nove dos principais grupos folclóricos de Santa Catarina subiram ao palco em apresentações típicas. Ao som da sanfona e da viola, o público pode celebrar a fé e as tradições cristãs. “Os grupos de Terno de Reis buscam preservar o nosso folclore e o Mercado contribui nesta missão”, comenta Silvio José, coordenador do grupo Cantores da Paz, de Itajaí.

Público aprova

Anilce Mendes nasceu e cresceu em Itajaí e ela era uma das centenas de pessoas que passaram pelo Mercado Público neste sábado (07). “A gente precisa pegar a energia desse lugar”, diz ao se referir às visitas constantes ao prédio centenário. A itajaiense ficou até a último grupo encerrar e garante: valeu a pena.

Já as amigas Valdete da Cunha Sardo, Bernadete Viti Baldo e Edite dos Santos Rodrigues aprovam que o Mercado tenha sempre uma programação diversificada. “Precisamos utilizar esse espaço, é muito lindo”, opina Bernadete. 

Lançamento oficial

No primeiro evento oficial após a posse como prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni destaca que a cultura é a alma da cidadania. “A história de Itajaí passou por aqui. Hoje temos um centro de cultura, de gastronomia e de turismo. Um local muito importante para o nosso município, a alma da nossa cidade”, comenta o prefeito.

A alegria tomou conta do Mercado municipal e foram quase quatros horas de apresentações, com um público fiel. Volnei também entrou no espírito da festa e tocou triângulo para um dos grupos da noite.

O Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber, reforça que a grande marca do Mercado Público não é o prédio em si, que carrega características Ibéricas e da Art Déco, mas o que ele representa para as pessoas.

“Este foi um dia absolutamente maravilhoso. Tivemos todo o ritmo do jazz pela manhã e agora a tradição do Terno de Reis. As pessoas gostam das coisas tradicionais e das modernas. Elas gostam de coisas boas. E o Mercado está aqui para promover esses encontros de tribos”, destaca Normélio.

O evento organizado pela Fundação Cultural em parceria com o Condomínio de Empreendimentos do Mercado Público vai do erudito ao folclórico, reafirmando o perfil democrático do espaço inaugurado em 1917. A programação completa até o dia 28 de janeiro pode ser conferida aqui.

A festa continua

Segunda-feira é dia do bom e velho rock and roll. A partir das 20h30, o som será por conta de Universus com Juliano Nunes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS