sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/01/2017 | 08:51

Mercado Público de Itajaí completa 100 anos e inicia hoje uma série de atividades culturais e musicais

Os 100 anos do Mercado Público de Itajaí começam a ser festejados neste sábado (07). A abertura oficial será às 19h30 com o tradicional Festival de Terno de Reis, que traz a tradição do movimento folclórico. Todas as atrações do evento são gratuitas e a programação completa pode ser conferida aqui.

O Terno de Reis é uma tradição inspirada na história bíblica dos Três Reis Magos - Gaspar, Melchior e Blatazar. Segundo consta nos relatos, eles partiram em uma jornada para encontrar o Menino Jesus, no dia 25 de janeiro. A peregrinação teria se encerrado em 06 de janeiro e hoje nesta data é celebrado o Dia de Reis.
A tradição dos grupos de Terno de Reis, baseada na história bíblica, é a de percorrer casas durante o mês de dezembro até o dia 06 de janeiro, cantando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo.

O Festival em comemoração ao Centenário contará com a participação de nove grupos catarinenses: Grupo Folclórico Os Cantores da Paz, de Itajaí; Grupo Divina Inspiração, de Itajaí; Grupo Estrela do Oriente, de Indaial; Grupo Louvores Divinos, de Blumenau; Grupo Reis Magos, de Luís Alves; Grupo Mensageiros da Paz, de Barra Velha; Grupo Eterno Divino, de Barra Velha; Grupo Estrela Guia, de Navegantes; e Grupo Menino Deus, de Canelinha.

Tradição em Itajaí
A história do Terno de Reis em Itajaí já é antiga. Há 15 anos, um grupo de amigos que dividia a paixão pelo Folclore do Terno de Reis e Boi de Mamão, resolveu se unir em prol da criação da Associação Folclórica dos Cantores da Paz. Hoje composta por Auri Cabral, Francisco Iackzak (Caiobá), Ligia Domingos, Renato Vicente, Zenizette e coordenada por Sílvio José, o grupo mantém viva na cidade a tradicional manifestação.

“Eu sempre tive na vida a menção de preservar e resgatar as nossas tradições”, conta Sílvio. Ele defende que o mais importante é a mensagem que o Terno de Reis transmite. A apresentação na comemoração do Centenário traz as canções “Luar, Luar”, “Num Ranchinho Pequenino”, “Quando Completou-se o Tempo” e “A Despedida de Terno de Reis”.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS